Assinar


arquivo notícias

Tecnologia

Os ministros dos Transportes da União Europeia deram hoje “luz verde”, em Bruxelas, (26 Mar / 11:38)

UE / Tecnologia

Quinze dão “luz verde” ao lançamento do Galileo

Os ministros dos Transportes da União Europeia deram hoje “luz verde”, em Bruxelas, ao lançamento do projecto de radionavegação por satélite Galileo, um concorrente directo do GPS norte-americano.
Apesar de um percurso acidentado, que chegou a envolver ameaças da comissária europeia responsável pelos Transportes, Loyola de Palacio, de retirar o projecto caso não fosse aprovado rapidamente, várias discordâncias entre os Quinze quanto à sua sustentabilidade financeira e, por último, várias reservas por parte dos Estados Unidos da América, o projecto vai mesmo para a frente.
O Galileo será composto por 30 satélites que vão cobrir toda a superfície terrestre e deverá custar, até ao seu lançamento, em 2008, 3,4 mil milhões de euros (681 milhões de contos).
É considerado pelo executivo comunitário como fundamental para impulsionar a indústria e os serviços europeus e garantir a independência da Europa face aos EUA.
A radionavegação por satélite é uma tecnologia de ponta que permite ao utilizador de um receptor captar sinais emitidos por diversos satélites para determinar com muita precisão, em cada instante, a hora e a sua posição em longitude, latitude e altitude.
A sua utilização abrange uma vasta gama de actividades, que vão de todos os tipos de transporte (localização e medição da velocidade dos veículos) à medicina (tratamento de pacientes à distância), justiça (controlo de detidos), serviços aduaneiros (inquéritos no terreno), agricultura (ajustamento das doses de adubos ou pesticidas em função do terreno), até à área da defesa.

(26 Mar / 11:38)