Assinar


Anadia

“Recortes de história” sobre Anadia em exposição

No Museu José Luciano de Castro, em Anadia, vai ser inaugurada no próximo sábado, dia 20, pelas 15h, a exposição “Recortes de História”.
O anadiense, João Venâncio Marques, vai, assim, dar a conhecer alguns dos seus dossiês onde guarda memórias do concelho publicadas na imprensa.
O espólio traduz-se num arquivo de documentos jornalísticos, que João Venâncio Marques começou a “recortar”, aos 11 anos de idade, onde se pode saber mais sobre o passado de Anadia, a Bairrada e suas gentes, bem como de outros assuntos que o coleccionador acha de interesse. Há mais de 65 anos que mantém esta actividade, permanente e inesgotável, sobre uma temática que não tem fim.
Instituições como a Banda de Música de Anadia, Santa Casa da Misericórdia, Bombeiros Voluntários e personalidades como Fausto Sampaio, Rodrigues Lapa e Toni (Benfica), ganham personalidade nos recortes. Os dossiers têm sido consultados por alunos, alguns estudantes universitários, e também por historiadores.
A entrega do espólio à Misericórdia de Anadia é fruto de um anseio pela abertura e colaboração.
A Biblioteca José Luciano de Castro fica, desta forma, mais rica, albergando um legado em forma de milhares de notícias.