Assinar
Oliveira do Bairro

Matança de porco faz reviver o passado na Palhaça

O Grupo Folclórico São Pedro da Palhaça voltou, mais uma vez, a realizar uma matança de porco à moda antiga. A iniciativa, que vai na sua 15.ª edição, decorreu, no passado dia 14 de Março, e voltou a atrair uma multidão que reviveu, na prática, como era feita a matança do porco de antigamente.
Os presentes puderam ainda deliciar-se com aqueles deliciosos rojões, preparados com todo o carinho e cuidado pelas cozinheiras de serviço.
Felizmente, S.Pedro proporcionou um grande dia, brindado pelo sol, o que ajudou bastante para que se revivesse uma grande tarde de tradições, usos e costumes antigos.
Patente também nos olhos de alguns dos participantes a emoção e saudade, já que, no passado, fizeram aquele tipo de matança, o que permite concluir que a matança tradicional, realizada pelo Rancho, é revivida de forma correcta.
Acrescente-se ainda que esta foi a primeira actividade que a nova direcção do grupo realizou, desde que tomou posse no dia de 4 Dezembro de 2009.
A partir das 15h, teve lugar a actuação do grupo folclórico e logo de seguida deram entrada Loureiro de Barcelos e Adília, que abrilhantaram o final de tarde com o cantar ao desafio.

Novos corpos sociais. Paulo Figueiredo, presidente; Victor Ferreira, vice-presidente; Ana Paula Batista, 1.ª Secretária; Rui Oliveira, 2.º Secretário; José Carlos Ribeiro, 1.º Vogal e Luciana Santos, 2.ª Vogal.