Assinar
Anadia

Avelãs de Cima: Centro Social amplia Lar

O Centro Social Cultural e Recreativo da Freguesia de Avelãs de Cima vai disponibilizar mais 13 camas na valência de Lar.
As obras de ampliação estão orçadas em 400 mil euros.
Esta é, sem dúvida, uma das mais prestigiadas IPSS’s do concelho de Anadia. Neste momento, a direcção, liderada por Carlos Martins, aposta num trabalho de continuidade, pelo que se prepara para avançar com um projecto de ampliação das instalações.
Com projecto aprovado, Carlos Martins admite que a ampliação se prende com o facto da capacidade do Centro Social estar completamente esgotada. Com cerca de 90 crianças e 140 idosos, o Centro Social debate-se com longas listas de espera, sobretudo nas valências relacionadas com a terceira idade.
Por isso, a necessidade de avançar com uma ampliação de mais 13 camas na valência de Lar. Uma nova ala que virá dar resposta a algumas situações mais urgentes.
“Neste momento, o processo de candidatura está aprovado, esperando agora luz verde para colocar a obra a concurso”, diz, confirmando que a obra, orçada em 400 mil euros, é financiada a 60% pela Segurança Social.
Um sonho já com três anos mas prestes a tornar-se realidade.
“A obra, acredito, começará em breve, pois trata-se de uma ala de apoio a uma faixa etária onde é longa a lista de espera (existem mais de 100 pedidos). Estas 13 camas só virão minorar a situação de carência actual, não é uma resposta efectiva a todas as nossas necessidades na área”, conclui.
Refira-se que esta instituição é, de longe, o maior empregador na freguesia. Aqui trabalham cerca de sete dezenas de funcionários, sendo ainda o Centro Social responsável por várias acções e cursos de formação.
Neste momento, está em curso o processo de Certificação de Qualidade, devendo ser uma das primeiras IPSS’s do país a obter esta distinção.

Eleições. O Centro Social, Cultural e Recreativo da Freguesia de Avelãs de Cima vai a eleições amanhã, dia 9 de Abril.
Com apenas uma lista concorrente, liderada por Carlos Martins, actual presidente da direcção, as eleições adivinham-se pacíficas.

Catarina Cerca
catarina@jb.p