Assinar
Bairrada // Oliveira do Bairro  

Um ano rotário “pleno de realizações”


“Um excelente ano rotário, pleno de realizações.” Assim classificou a nova presidente, Leontina Novo, o trabalho de Fernando Castro à frente do Rotary Clube de Oliveira do Bairro, em 2009/10. Mas, na hora de transmitir a tarefa, na penúltima terça-feira (dia 6), o presidente cessante estendeu elogios e agradecimentos “a todos os companheiros, que estão sempre na rectaguarda”, e outras entidades.
Fernando Castro foi mesmo minucioso na discriminação dos convidados presentes (como o companheiro Álvaro Gomes, Conselheiro do Governador para o ano 2010-2011 e Chairman da próxima Conferência Distrital; Carlos Ferreira, vereador da Câmara de Oliveira do Bairro, membros da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro; representantes dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro, da ADASMA, da ESOB, do IPSB, do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro,da ACIB, da ANOB, dos Atómicos; companheiros de outros Rotary Clubes presentes, etc.), a quem agradeceu, em nome pessoal e do Clube, “por nos ajudarem a cumprir os objectivos que nos propusemos realizar nestes últimos 12 meses de actividade rotária”.
Fernando Castro escusou-se a destrinçar todas as actividades e iniciativas “porque, se fosse mencionar o que foi feito, deveria igualmente mencionar o que não foi e que deveria ter sido feito. E, humildemente devo confessar que, apesar da colaboração recebida, muitos e importantes foram os sonhos que não conseguimos realizar”, admitiu. Um deles, há muito batalhado e ambicionado, está relacionado com o aumento do quadro social do Clube (que não chega a duas dezenas de companheiros).

Actividades concretizadas. Ao longo do ano rotário agora terminado, o Rotary promoveu inúmeras actividades, nas quais se incluem palestras sobre temas pertinentes, nomeadamente “Ética na Profissão, “A Família e Outros Valores”, “Energias Renováveis”, “Crianças em Risco, Uma Responsabilidade da Nossa Sociedade”, só para mencionar algumas.
Foram efectuadas reuniões com outras instituições, por exemplo, com as Direcções da Secundária de Oliveira do Bairro e do IPSB para analisar aspectos relacionados com a atribuição de prémios escolares de mérito.
O Rotary colaborou na dinamização da Campanha “Limpar Portugal”, incentivando as escolas do concelho a constituírem equipas de recolha e, mais uma vez, coordenou e participou na Campanha de Recolha de géneros para o Banco Alimentar Contra a Fome, em Maio último.
Foi também organizado um jantar–dançante para angariação de fundos para a Unidade de Cuidados Continuados (UCC) da Misericórdia de Oliveira do Bairro. O valor apurado – 3 mil euros – foi entregue nesta cerimónia, à representante da instituição, Ana Barqueiro.
Também nesta ocasião foi feita mais uma entrega, aos Bombeiros de Oliveira do Bairro, de uma cadeira de rodas nova, para o Banco de Material Ortopédico.

Fortalecer Comunidades, Unir Continentes. Dez anos depois, Leontina Novo volta a assumir a tarefa de presidente do Rotary, “com grande satisfação e vontade de servir”.
Tendo em conta que o objectivo de Rotary é a paz e a compreensão mundiais, Leontina Novo assume que “essa paz não é possível se ela não existir na nossa comunidade”. E também não há paz “onde há pobreza, fome, falta de habitação condigna, cuidados de saúde e outros”. Por isso, tendo em conta o lema deste ano rotário – Fortalecer Comunidades, Unir Continentes – a presidente do clube espera, “com acções simples”,  “fortalecer o espírito e os recursos da nossa comunidade local”.
À semelhança do ano passado, o Rotary volta a marcar presença na Fiacoba (a decorrer até domingo), com o objectivo de angariar fundos para aquisição, pelo menos, de uma cama articulada.

OP