Assinar
Anadia // Bairrada  

Caminhada pelo Coração alerta alunos e professores

Sensibilizar alunos, docentes e encarregados de educação para uma alimentação saudável e prática regular de exercício físico foi um dos principais objectivos da 5.ª edição da “Caminhada pelo Coração”, realizada na quarta-feira, dia 25 de Maio. Promovido pelo projecto Educação para a Saúde e pelo Departamento de Matemática e Ciências Documentais da E.B n.º 2 de Vilarinho do Bairro, o balanço desta acção, que levou 250 alunos e 50 docentes daquele estabelecimento de ensino até ao parque de merendas na Lagoa de Torres, numa distância de 10 quilómetros (ida e volta), não poderia ser melhor. Isso mesmo foi frisado pela docente Alexandra Gonçalves, uma das principais dinamizadoras da iniciativa. A presença de 250 alunos (5.º ao 9.º ano) dos cerca de 300 que frequentam aquela escola e de 50 docentes demonstra que a iniciativa está já enraizada no calendário das actividades escolares. Por outro lado, a maior participação de pais e encarregados de educação vem demonstrar que, apesar de se tratar de um dia de semana, estes começam também a estar mais sensibilizados para esta questão e a querer partilhar com os filhos esta experiência.
Presente na caminhada, a enfermeira Silvana Marques, da equipa de Saúde Escolar da Unidade Cuidados Comunidade de Anadia sublinhou a importância de acções desta natureza, quer no que se refere à sensibilização para a prática de exercício físico regular, quer para uma alimentação saudável e equilibrada, alertando que no concelho estão já referenciados e acompanhados vários casos de obesidade infantil. Uma situação cada vez mais preocupante e frequente que é preciso combater, sensibilizando todos para hábitos de vida saudáveis.
“Para além dos legumes e fruta é preciso sensibilizar para a importância de beber água”, diz a enfermeira, aproveitando para lançar o repto a outras escolas públicas do concelho para que adiram e participem nestas acções, já que, como disse, “têm inúmeros benefícios”.
Acompanhou a caminhada até à Lagoa de Torres e diz ter sido uma experiência muito positiva. Falamos da vereadora da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Anadia, Rosa Maria Tomás que, para além de congratular a escola pela iniciativa, considerou fundamental consciencializar os jovens para as questões alimentares, até porque “é uma faixa etária que está mais receptiva a este tipo de acções”. Por outro lado, defendeu que a caminhada pode ter “um efeito multiplicador”, ou seja, os jovens, em casa, vão, no contacto com os pais e encarregados de educação, sensibilizá-los para estas questões e partilhando com eles a experiência vivida e incentivando-os também a alterar estilos de vida.
Depois da caminhada, todos almoçaram na Lagoa de Torres. Após um merecido descanso, pois o dia foi de muito calor, o regresso à escola teve lugar pelas 15h.
Ao evento juntaram-se ainda Elói Gomes e Dulce Silva, da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas de Anadia, a coordenadora do 1.º ciclo, Dilma Simões, assim como a coordenadora da E.B n.º 2 de Vilarinho do Bairro, Olga Allen, que, segundo Alexandra Gonçalves, “esteve muito empenhada na acção”. Um destaque especial para o apoio, entusiasmo e participação das cozinheiras daquele estabelecimento de ensino, Escola Segura da GNR de Anadia, Bombeiros Voluntários de Anadia e professores de Educação Física da E.B nº.2 de Vilarinho do Bairro, que acompanham os alunos na caminhada, sobretudo aqueles que optaram pela bicicleta.

CC