Assinar


Aveiro // Região  

Navegação nos canais urbanos da Ria condicionada para reparar muro da Capitania

A navegação nos canais da Ria de Aveiro, que atravessam o centro da cidade, vai estar condicionada durante oito semanas devido à reparação do muro junto à antiga Capitania, informou a câmara.

Os trabalhos iniciam-se na próxima segunda-feira, decorrem por um período estimado de 64 dias e vão implicar a colocação da zona de intervenção ‘a seco’, pelo que a navegação no Canal do Côjo estará totalmente impedida.

A obra é da responsabilidade da Administração Regional Hidrográfica do Centro (ARHC), tendo o auto de consignação sido assinado no dia 17.

De acordo com fonte camarária, a intervenção visa resolver a situação “crítica e urgente” que resultou do desmoronamento daquela secção dos muros marginais, que causa “algumas dificuldades na navegação e coloca em perigo os cidadãos”.

Em 2009, o município de Aveiro elaborou o projeto de execução, que incluía também a reparação dos muros no Canal das Pirâmides e da Ponte de S. João, cedendo-o à Administração Regional Hidrográfica do Centro, para que esta entidade assumisse os respetivos encargos no quadro da sua responsabilidade do domínio público hídrico.

Aberto o concurso público, não houve concorrentes, pelo que a ARHC alterou o projeto de execução, limitando a empreitada apenas ao “muro da Capitania”.