Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Emocionante Festa da Paz na Biblioteca Municipal

 

O Lions Clube da Bairrada realizou, no âmbito da inauguração da exposição de “Cartazes da Paz”, no passado dia 24 de março, na Biblioteca Municipal de Anadia, a “Festa da Paz”.
O auditório da Biblioteca, cujas paredes estavam iluminadas com as cores dos 67 Cartazes da Paz, obras dos jovens de 11 a 13 anos, dos estabelecimentos de ensino dos municípios de Anadia e Oliveira do Bairro, participantes do concurso, em boa hora lançado internacionalmente pela Associação Internacional de Lions Clubes, estava repleto de alunos, professores, encarregados de educação, familiares, amigos e companheiros Lions, numa simbiose perfeita das comunidades escolares dos dois municípios e da comunidade em geral.
A “Festa” teve duas partes distintas, que se completaram pela uniformidade das mensagens transmitidas em sentido único: a interiorização dos conceitos da não violência e da construção da Paz para um Mundo melhor.

A importância do concurso. Na hora dos discursos, a presidente do Lions Clube da Bairrada, Maria Rosa Chambell, historiou a participação do clube no concurso do Cartaz da Paz, realçando a sua importância pedagógica e a resposta sempre positiva das Escolas dos dois municípios, com menção especial para a participação, este ano, da APPACDM. Terminou com agradecimentos à Câmara de Anadia, pela cedência das instalações para a realização da festa, às Escolas participantes, saudando os restantes membros da mesa que presidiu ao evento; vereadora anadiense, Maria Teresa Belém, Isabel Moreira, vice-governadora do Distrito 115 C/N do Lions Clubes e o palestrante convidado, Gaspar Albino, do Lions Clube Santa Joana Princesa/Aveiro.
Gaspar Albino historiou o lançamento do concurso “Cartaz da Paz” pelo Lions Internacional, explicando toda a sua mecânica, as fases da sua realização anual, sempre sob um tema alusivo à Paz, explanando muito do seu sentir quanto à urgência da harmonia na sociedade em que vivemos. Terminou fazendo uma exortação aos jovens autores dos cartazes sobre a Paz em exposição, dizendo que, para além do sentimento expresso na sua execução plástica, deveriam ser arautos da Paz, porque o futuro era deles.
Na ocasião, Maria Teresa Belém manifestou a sua alegria por participar desta festa, manifestação clara de que as pessoas da comunidade “sabem da Paz”, congratulando-se com a presença de jovens, familiares e professores de todas as escolas. Elogiou ainda a iniciativa dos Lions, afirmando que a Câmara estava atenta às suas atividades e disponível para colaborar com as suas iniciativas.
Em seguida, Isabel Moreira manifestou também a sua grande satisfação por poder participar nesta iniciativa do Clube da Bairrada, exaltando a importância desta atividade, chamando a atenção para a sua dimensão universal, pois cerca de 45 mil Clubes Lions de todo o Mundo lhe dedicam especial atenção, movimentando muitos milhares de pequenos artistas, autores de cartazes sobre a Paz.
Para terminar esta primeira parte da festa, fez-se a entrega de lembranças e Diplomas aos alunos e Escolas participantes. Eles foram: Margarida Costa Pereira 7.º B – Escola Básica n.º 2 – Anadia; Diana Sofia Fernandes Campos 7.º F – Escola Básica 2,3 Oiã; Mafalda Vela Rodrigues 6.º A – Escola Básica 2,3 Oliveira do Bairro; André Vieira Carvalho 6.º D – Colégio Frei Gil – IPSB de Bustos; Joana dos Santos Cavacas 6.º B – Colégio S.João Bosco – Mogofores; Afonso Pedrosa Salgado – Colégio Nª. Sª. da Assunção – Famalicão e Bruno Filipe Ferreira de Carvalho, da APPACDM de Anadia.

Atuações brilhantes. Seguiu-se a atuação dos sete estabelecimentos de ensino presentes nesta “Festa da Paz”. Primeiro, foi a emocionante atuação das cinco cantoras a “solo” ou em grupo, do Colégio de S. João Bosco, que sobre um fundo de projeção vídeo, e sob a orientação do professor Dário Tavares, cantaram músicas em italiano de grande significado e apelo à paz. Em seguida, a desinibida e fresca atuação do pequeno “grande” Raul, do Colégio Frei Gil de Bustos, que deliciou os presentes com um poema da sua autoria sobre a Paz. Seguiu-se uma agradável surpresa desta tarde mágica, com a atuação de um grupo de utentes da APPACDM de Anadia, denominado Grupo Santo Amaro, constituído por oito elementos que, com simples instrumentos de percussão, fazem o acompanhamento de composições clássicas famosas. A postura solidária de todos os componentes do grupo, a sua interajuda e a perfeição da sua execução, com a magnífica direção da sua diretora, psicóloga Ana Teresa, foi momento emocionante e inesquecível.
O tema do Concurso “As crianças sabem da Paz” foi mote para o poema recitado pela jovem Mafalda Vela Rodrigues, a quem coube a representação da Escola Básica 2,3 de Oliveira do Bairro, escutada atentamente e aplaudida vivamente.
Encerrou esta parte festiva, o Colégio de Nª. Sª. da Assunção. O jovem José Miguel Rebolho, com a sua viola e suas duas acompanhantes, deliciaram o auditório, ele com recitação de um poema, sugerindo um profundo diálogo do poeta com a Paz, motivando os ouvintes para a reflexão da realidade dos nossos dias, e elas recitando poemas alusivos à Paz.
Por fim, chave de ouro, com a atuação do coral “Cluny Vox”, grupo de jovens vozes dirigidas magistralmente pelo maestro Celestino Ortet, que a todos encantou com a interpretação de várias composições, nomeadamente de “Os Lusíadas”, de Luís de Camões e do poema “Mar Português”, de Fernando Pessoa.
Entusiásticos aplausos de toda a assistência e uma última e emocionada palavra da presidente do Clube, Maria Rosa Chambell, que agradeceu a participação de todos e fez convite para o lanche-convívio, com que se encerrou esta “Festa da Paz”.

Luís Ventura