Assinar
Anadia // Bairrada  

Av. Cima: Simulacro serviu para testar plano de evacuaçã do Centro Social

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil, o Lar Verde Pinho, em Avelãs de Cima, foi palco de um simulacro que serviu para testar o Plano de Evacuação da instituição mas também para aferir a operacionalidade e eficiência dos Bombeiros Voluntários de Anadia.
A ação realizou-se na manhã da última quinta-feira, num normal dia de funcionamento do Centro Social e teve como cenário um incêndio no auditório, que deflagrou às 10h14. Após tentativas de extinção por parte dos funcionários, foi necessário acionar os Bombeiros e o Plano de Evacuação. Nos escassos minutos entre o alerta e a chegada da primeira viatura da corporação anadiense, 11 idosos foram retirados do interior do Lar pelo pessoal da instituição e levados para o “ponto de encontro”. À chegada, às 10h22, os Bombeiros são alertados para o facto de se encontrar uma idosa caída nos sanitários contíguos ao auditório, mas também para a existência de duas funcionárias desaparecidas, quando se encontravam a limpar o auditório onde deflagrou o incêndio. As vítimas seriam prontamente socorridas pelos bombeiros, assim como o incêndio rapidamente extinto.
A JB, Eduardo Matos, comandante dos Bombeiros de Anadia, avançou que, para além de servir para testar o Plano de Emergência e Evacuação, o exercício permitiu avaliar o comportamento dos intervenientes, testar o equipamento de 1.ª intervenção, mas também avaliar as competências dos intervenientes.
No simulacro participaram 20 bombeiros e sete viaturas da corporação anadiense.
Catarina Cerca