Assinar
Anadia // Avelãs de Caminho // Bairrada  

Avelãs Caminho: Quatro dias para celebrar geminação

Avelãs de Caminho e Saint Memê Les Carrières estão a celebrar 10 anos de geminação.
Desde hoje, dia 16, até domingo, dia 20, uma comitiva de 29 franceses daquela localidade vai estar em Avelãs de Caminho, onde serão assinalados, através de um vasto programa, dez anos de geminação.
Albino Batista, vice-presidente da geminação, fez um balanço muito positivo desta ligação entre duas localidades que distam 1200 quilómetros uma da outra.

Mais valias. “Ao longo destes anos, houve um estreitar de ligações e hoje, acredito, a geminação está para durar”, embora lamente a falta de apoios: “se não fosse a boa vontade e colaboração da Junta de Freguesia de Avelãs de Caminho, seria muito difícil promover este tipo de iniciativas”.
O grupo francês vai ficar alojado em residências de membros da geminação e em casa de pessoas amigas. Por isso, aquele responsável sublinha o facto de os avelenses serem gente hospitaleira e que sabe receber: “a população está unida e sabe receber muito bem quem nos visita. Temos pessoas que nos oferecem as suas habitações para alojarmos visitantes ou que quando solicitadas estão sempre disponíveis”.
Sobre o futuro da geminação diz estar está para durar, havendo vontade de ambas as partes de fazer crescer o intercâmbio cultural.
De salientar ainda que a comissão avelense da geminação integra já 14 pessoas estando este número em pespetiva de ser alargado. “Todas as pessoas que temos convidado aceitaram tornar-se membros efetivos”, diz Albino Batista.
A geminação tem sido, diz aquele responsável, “uma forma de aproximar estes dois povos, mas também um veículo de promoção de convívio, amizade e de conhecimento”. Por isso, reconhece que apesar do muito trabalho que a geminação implica para os seus dinamizadores, os benefícios são muitos: sobretudo ao nível do intercâmbio cultural, mas também social e empresarial, não deixando de referir um caso de sucesso de um empresário da terra que, após a geminação, conseguiu estabelecer negócios naquela região francesa.
Albino Batista destaca ainda o facto de “em todas as visitas já realizadas procuramos sempre oferecer experiências novas, mostrando e dando a conhecer tudo o que o concelho e a região têm de melhor”.
Também Brigitte Rodrigues, da geminação, diz que a gastronomia bairradina, as praias e o clima são três aspetos muito apreciados pelos visitantes que também são fervorosos adeptos dos espumantes Bairrada.
Sobre Saint Memê Les Carrières, diz ser uma localidade parecida com Avelãs de Caminho, tanto em área geográfica, como em número de habitantes. “A diferença é que a nossa freguesia é mais industrializada e a deles mais rural, voltada para a agricultura, sobretudo para a vinha, não fosse aquela a região do conhaque, por excelência”.
Durante os dias da geminação, estará ainda patente na Casa do Povo, a partir das 19h, uma exposição de artes e pinturas, da autoria das gentes de Avelãs, para que a possam apreciar.

Um pouco de história. Em 2002 foi inaugurado, em Avelãs de Caminho, o jardim onde foi instalado um marco que assinala a geminação de Avelãs de Caminho com St. Même les Carrières, localidade francesa onde durante muitos anos vários avelenses estiveram emigrados.
Avelãs de Caminho foi também a primeira freguesia do concelho de Anadia a protocolar uma geminação.

Catarina Cerca
catarina@jb.pt