Assinar
Águeda // Bairrada  

Cavaco Silva elogia modernização administrativa da autarquia de Águeda

“Tenho confiança de que Águeda, pela sua localização privilegiada e pelo dinamismo das suas PME, dará o seu contributo para a recuperação económica do país e criação de emprego.” As palavras do Presidente da República foram decerto um estímulo para quem o ouviu, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda, na passada sexta-feira. No discurso que encerrou a visita ao concelho, Cavaco Silva elogiou a modernização administrativa dos serviços camarários de Águeda, que tinha acabado de conhecer (foto 1). “Sem dúvida, um contributo decisivo para a redução dos custos para as empresas e para os cidadãos, mas também para o aumento da transparência”, frisou o Chefe de Estado, afirmando que esta reforma digital devia ser replicada noutras autarquias do país.

Ligação a Aveiro e obras no Hospital

“Em Águeda, estamos disponíveis e apostados em fazer a nossa parte para que o país seja mais competitivo, mais inovador e focalizado no desenvolvimento sustentável.” Foi desta forma que o presidente da Câmara Municipal de Águeda, Gil Nadais, terminou o seu discurso nesta cerimónia, não sem antes destacar os principais projetos da autarquia e também as preocupações e carências que a Câmara, por si só, não consegue resolver. Entre elas, “a mais sentida é a falta de uma ligação viária à autoestrada e à cidade de Aveiro”. Outra grande preocupação manifestada por Gil Nadais foi a recente suspensão das obras previstas para o serviço de Urgência do Hospital de Águeda. “A razão indicada é a reavaliação do projeto. Num projeto em que a componente nacional é inferior a 300.000 euros, cuja obra já se encontrava adjudicada, limitando-se a dotar o hospital com os requisitos mínimos para servir bem a população, e onde é arriscada uma indemnização ao empreiteiro que pode ser superior ao valor da comparticipação nacional, permita-nos questionar: o que vai ser reavaliado?” Uma questão que ficou sem resposta.

Águeda Concept

A ida de Cavaco Silva a Águeda inseriu-se no âmbito de uma visita alargada do Presidente da República ao centro do país, começando por Penela (Coimbra), seguindo por Vagos, Águeda e Albergaria-a-Velha.
Em Águeda, começou por visitar a empresa Aguimóveis, onde ficaria a conhecer o projeto “Águeda Concept – from local to global” (foto 2). Um projeto levado a cabo pela Aguimóveis e outras empresas de Águeda (que a Câmara conseguiu aglutinar) e que resultou na conceção de uma casa, ambiental e energeticamente eficaz, aplicando o melhor da tecnologia produzida e desenvolvida em Águeda. Esta casa será apresentada na Tektónica, maior feira portuguesa de construção e obras públicas, de 8 a 12 de maio, na FIL.

Ler mais na edição impressa ou digital.
Oriana Pataco