Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Conclusão da Secundária ainda este ano

A Parque Escolar, EPE prevê retomar os trabalhos de construção da Escola Básica e Secundária de Anadia durante este ano. Contactado por JB, este organismo admite que está, neste momento, “a preparar o plano de intervenções para 2013, adequando-as ao orçamento que lhe foi consagrado no âmbito do Orçamento do Estado”.
“Prevê-se que a retoma dos trabalhos neste estabelecimento de ensino ocorrerá durante o corrente ano”, refere, em comunicado enviado a JB, dando conta de que a intervenção neste estabelecimento de ensino foi suspenso, no final de 2011, devido a “constrangimentos financeiros”.
Para além do evidente abandono a que foi votado, começa a notar-se a degradação de um equipamento cuja construção foi interrompida abruptamente, sem que fossem acauteladas obras para evitar que área e materiais mais sensíveis se deteriorassem.
A nova Escola estava (aquando da adjudicação) orçada em 16,3 milhões de euros, tinha um prazo de execução de 18 meses.
Refira-se que em outubro último, vários elementos da Concelhia do PS de Anadia fizeram uma visita às velhas e degradadas instalações da Secundária anadiense, frequentada por alunos do 9.º ao 12.º ano, assim como as futuras instalações.
Em 2012, a Parque Escolar confirmou, a vários órgãos de comunicação social, existirem 125 escolas onde estava previsto que as obras começassem a curto prazo e 20 os estabelecimentos de ensino com trabalhos suspensos. Na altura, o governo solicitou uma auditoria às contas da Parque Escolar, empresa responsável pelos projetos de recuperação com dívidas que ultrapassam os 900 milhões de euros.