Assinar


Anadia // Bairrada // Paredes do Bairro  

Paredes do Bairro: Crítica Social aqueceu tarde fria e chuvosa

A tarde de terça-feira, dia 12, ficou marcada pelo frio e pela chuva que teimavam em estragar os Carnavais da região. Em Paredes do Bairro, o corso, mesmo com condições climatéricas adversas, saiu à rua, a partir das 15h e o balanço da edição até foi positivo, como constatou Manuel Seabra, da organização.
“O balanço é bom, cumpriu-se a tradição e as expetativas até foram ultrapassadas”, disse dando conta de que “a crise não afetou a imaginação dos grupos que deram asas à crítica social”, que este ano teve como alvo o governo de Pedro Passos Coelho e a austeridade imposta pela Troika.
Embora o público tenha sido em menor número, e percebe-se bem porquê, muitas pessoas estiveram a trabalhar neste dia, enquanto que outras preferiram não arriscar uma “molha” e ficaram em casa – a verdade é que os foliões fizeram a festa.
Pelas ruas da freguesia desfilaram dezenas de figurantes pertencentes a vários grupos, num total de 12 carros alegóricos. A crítica à promiscuidade entre a Lei e a Maçonaria que chega ao Estado; o IVA a 23%; o IMI e a Troika foram alguns dos temas escolhidos pelos grupos.
Como é tradição, encerrou o corso o carro dos reis. Este ano, a tarefa coube a Albano Santos e esposa, Lina Portovedo, que distribuíram beijos e doces pela assistência.
Manuel Seabra deixa a garantia de novo corso em 2014 e lança um apelo e desafio a uma maior participação dos comércios (donativos) e a uma maior entreajuda entre a população.

Catarina Cerca