Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Seminário sobre gestão de resíduos

A Associação Comercial e Industrial da Bairrada (ACIB) realizou, no dia 20 de março, no Espaço Inovação, em Oliveira do Bairro, um seminário subordinado ao tema: Gestão de Resíduos de Construção e MIRR de 2012.
Esta iniciativa tinha como objetivos informar sobre o quadro normativo em matéria de resíduos industriais e esclarecer relativamente ao preenchimento do Mapa Integrado de Registo de Resíduos (MIRR) e a algumas metodologias a adotar na gestão dos resíduos, nomeadamente dos resíduos cerâmicos e da construção civil.
A primeira comunicação esteve a cargo de Alexandra Cardoso, da CCDRC, que abordou o enquadramento legal do tema. Segundo a técnica da CCDRC, a responsabilidade da gestão dos RCD (Resíduos Construção e Demolição) recai em todos os intervenientes no seu ciclo de vida, desde o produto original até ao resíduo produzido, na medida da respetiva intervenção no mesmo. Os RCD são obrigatoriamente objeto de triagem em obra com vista ao seu encaminhamento, por fluxos e fileiras de materiais, para reciclagem ou outras formas de valorização. Caso não seja possível, na obra, deverá ser encaminhado para operador de gestão licenciado para esse efeito. Alexandra Cardoso explicou ainda quais os requisitos mínimos para instalações fixas de fragmentação de RCD, bem como a gestão destes em obras particulares.
De seguida foi a vez de Elsa Almeida, das Misturas Milenares, e Marisa Tavares, da SGS ICS, que abordaram novas formas de tratamento de resíduos cerâmicos e de construção.
Por último, Elisabete Oliveira, da Govision Consulting, apresentou a nova plataforma SILiAmb e preencheu e submeteu o MIRR de uma empresa, como forma de demonstrar o preenchimento do mesmo.
O período para o preenchimento e submissão do Mapa Integrado de Registo de Resíduos (MIRR) referente a 2012 decorreu até 31 de março.