Assinar


Ciclismo // Desporto // ETAPAS // GP ABIMOTA  

Galiza (Santiago de Compostela) recebe partida do 34ºG.P. Abimota-Região de Aveiro

A 34ª Edição do Grande Prémio ABIMOTA-Região de Aveiro foi apresentada ontem, em Ferreiros, Anadia e irá para a estrada de 8 a 10 de junho, sendo a primeira etapa entre a emblemática cidade de Santiago de Compostela e Vigo, região da Galiza com grande ligação económica e turística à Região de Aveiro, seguindo-se a segunda etapa, já em Portugal, na região minhota, com partida no Município de Vila Nova de Cerveira e chegada a Viana do Castelo, terminando o terceiro dia com o já clássico percurso pelos Municípios da Região de Aveiro.

Para João Pires, presidente da ABIMOTA esta edição “pretende mostrar que o espírito empresarial se sobrepõe a períodos de dificuldade, mantendo a nossa aposta de vincular o Grande Prémio a esta Região, tornando-o num veículo promocional de excelência e sem quebras de qualidade”. Uma aposta reiterada por Ribau Esteves, presidente do Conselho Executivo da Região de Aveiro, para quem “esta parceria institucional, que está no seu términos, com uma associação industrial nacional, provou ser motivo de união entre todos os municípios e um excelente veículo de promoção turística da região”. No protocolo foi na altura realçada a importância de associar o grande prémio de ciclismo a regiões de forte procura de exportações e turismo, algo que os vários agentes envolvidos realçam como conseguido, ligando-se mais uma vez a componente desportiva com uma acção promocional organizada pela Entidade Regional Turismo Centro de Portugal em Espanha.

Esta edição da prova apostou igualmente no reforço da sua componente internacional, contando com 15 equipas de quatro países diferentes. Às seis equipas profissionais portuguesas (escalão continental), somam-se três espanholas (BURGOS-BH, Supermercados Froiz, repetentes e a Diputacion de Leon-Arte en Transfer) e as equatoriana RPM Team Ecuador e paraguaia Start Paraguai. O pelotão, que terá cerca de 110 participantes, contará igualmente com 4 equipas de clubes portuguesas (sub-23)- (Liberty, Maia, José Maria Nicolau e Anicolor)!

Como já foi referido, a primeira etapa, a 8 de Junho, realiza-se totalmente em solo espanhol, saindo da mítica Plaza do Obradoiro, em Santiago de Compostela e com chegada a Vigo, depois de percorrer cerca de 130 quilómetros. Esta cidade recebe um evento promocional da Entidade Regional de Turismo do Centro sobre a Ria de Aveiro. As etapas de sábado e domingo, já em território nacional serão duras e um teste para os atletas presentes. Assim, no dia 09 teremos a partida em Vila Nova de Cerveira, recebendo o Minho um percurso de 190km pelo Gerês até Viana do Castelo, fim desta etapa.
O último dia é totalmente dedicado à Região de Aveiro e os quase 180km dão espaço para que, partindo de Oliveira do Bairro o pelotão percorra todos os onze Municípios da Região de Aveiro, passando ainda por Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra, terminando em Estarreja.

Esta prova simboliza a cooperação entre o sector empresarial e Municípios, entidades privadas e públicas como o Turismo do Centro de Portugal, potenciando os esforços para manter vivo um evento como o GP Ciclismo “Abimota/Região de Aveiro” e a promoção do uso da bicicleta. O investimento financeiro e institucional que a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e os seus onze Municípios associados fazem neste Grande Prémio de Ciclismo o reforço de uma aposta de promoção da Região e da Bicicleta.

No endereço www.grandepremioabimotaregiaodeaveiro.com e www.abimota.org estarão todas as informações sobre a prova, percursos e patrocinadores e o acompanhamento diário é efectuado em https://www.facebook.com/gpabimotaregiaodeaveiro

Apresentação das Equipas
Profissionais Portuguesas
• LA Aluminios / Antarte
• Efapel / Glassdrive
• CARMIM – Tavira
• Louletano / Dunas Douradas
• Rádio Popular / ONDA
• OFM / QUINTA DA LIXA / GOLDENTIMES

Sub23 Portuguesas
• ANICOLOR
• Liberty Seguros / Feira / KTM
• Clube de Ciclismo José Maria Nicolau
• Maia / Bicicletas Andrade

Internacionais
• RPM Team Ecuador
• Burgos BH
• Supermercados Froiz
• Start Team (Paraguai)
• Diputacion de Leon – Arte en Transfer