Assinar


Águeda

Município de Águeda presente no 14.º Fórum Europeu sobre Eco-Inovação

O Município de Águeda apresentou no 14.º Fórum Europeu sobre Eco-Inovação [European Forum on Eco-Innovation] um dos casos de estudo na sessão de trabalho de dia 23 de maio: “Mudança de Mentalidades e Comportamentos”.

A iniciativa decorreu em Praga, República Checa, de 23 a 24 de maio, sob organização da Comissão Europeia, e subordinado à temática da qualidade do ar.

O caso de estudo que a técnica da Autarquia, Célia Laranjeira, levou a este encontro de âmbito europeu abordou as questões associadas às alterações climáticas e à mobilidade sustentável, com particular ênfase para o projeto beÁgueda – bicicletas elétricas de Águeda. Águeda participou ainda no painel de discussão final “Drawing the strands together” [Juntar os fios da meada] onde se efetuaram as últimas reflexões do Fórum e de onde emergiram as mensagens e recomendações sobre a temática – um painel presidido pelo Diretor-geral para o Ambiente, Assuntos Internacionais e unidade do LIFE & Eco-Inovação (Timo Makela).

A discussão do tema da qualidade do ar torna-se ainda mais atual e premente face às alterações climáticas globais sentidas e uma semana depois de ter sido medida no Havai (a milhares de quilómetros das massas continentais mais próximas) a preocupante concentração de 400 ppm (partículas por metro cúbico) de CO2 na atmosfera – pela primeira vez em cerca de 3 milhões de anos.

Este fórum reúne anualmente especialistas nas mais diversas áreas, técnicos, académicos, empresários e políticos para compartilhar perspetivas sobre tecnologias ambientais e a aplicação das melhores práticas de sustentabilidade nos Estados-Membros no âmbito do Plano de Ação para a Eco-inovação (EcoAP).