Assinar
Anadia // Bairrada // Sangalhos  

Sangalhos: Convívio antigos alunos da EB 1 do Cruzeiro (2004/08)

No passado dia 1 de junho, os antigos alunos do curso de 2004/2008 reuniram-se na sua antiga escola básica n.º1 de Sangalhos (Cruzeiro) com os seus pais e professoras.
Estava um excelente sábado de calor, quando 22 adolescentes de 15 anos regressaram às cadeiras e mesas da sua sala de aula, nesta escola, que estou certa os marcou para o resto das suas vidas.
Quando um aluno escreve: “Escola sinónimo de Amizade e Saudade” e outra colega “É bom recordar um passado feliz”, não há dúvida de que a escola cumpriu aquilo que Paulo Freire diz: “O importante na escola não é só estudar, é também criar laços de amizade e convivência”. E continuará a fazê-lo pois todos estes alunos reviveram experiências, relembraram bons momentos e mais do que tudo continuaram a amizade que os uniu a partir dos seis anos de idade e que agora em escolas diferentes, muito ocupados com os seus estudos, por vezes se distanciam, mas é nestes encontros que renascem novamente essas grandes ligações de amizade que os farão, jovens que sabem crescer com equilíbrio e que formarão uma sociedade consciente e capaz de ultrapassar dificuldades.
Foi um convívio bastante agradável até para os pais que também puderam divertir-se livremente, em sã camaradagem, num espaço que afinal fez parte das suas vidas.
Para nós professoras, foi muito gratificante partilharmos este momento e sentirmos que esta demonstração de afeto é a maior compensação do nosso trabalho, pois contribuímos para o crescimento saudável destes jovens que hoje seguem percursos de vida diferentes, mas felizes, perspetivando um futuro brilhante.
Estes jovens passaram a fazer parte das nossas vidas e são eles que iluminam os nossos corações e nos contagiam e ajudam a viver a vida com alegria e boa disposição.
Para continuar a cimentar estas amizades, já ficou encontro marcado para daqui a três anos.
Bem haja a todos por este momento inesquecível.

Isilda Silva