Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Pais e alunos alertam para o estado de degradação da Escola Secundária

A Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Anadia (APAE) realiza na manhã do próximo dia 13 (quarta-feira), juntamente com os alunos, uma ação pacífica, a partir das 8h30, à porta da Escola Secundária de Anadia (ESA), de forma a chamar a atenção de toda a comunidade, mas também da tutela para o estado de degradação em que se encontram os edifícios escolares que integram a ESA.
Neste dia, pais e alunos não entram na escola como forma de protesto contra a interrupção da construção da nova Escola Básica e Secundária de Anadia (com capacidade para 1500 alunos), mas também pelo facto das atuais instalações, frequentadas por cerca de 700 alunos, estarem completamente degradadas, constituindo, nalgumas situações, perigo à integridade física de alunos e professores.
De resto, já por diversas vezes foi notícia neste semanário o estado em que aquele equipamento escolar se encontra: paredes e tetos em risco de ruir, fios de eletricidade a descoberto, extensas infiltrações e humidade, mazelas que são visíveis um pouco por todo o lado, desde salas de aula a corredores, passando por gabinetes, balneários, oficinas, laboratórios, cantina, entre outros.
Aliás, há locais no interior da ESA onde chove como na rua.
Esta tomada de posição, diz a Associação de Pais, em carta enviada ao jornal, deve-se ao facto de não haver respostas objetivas por parte da Parque Escolar relativamente ao reinício da construção da nova Escola Básica e Secundária de Anadia, cuja construção parou em março de 2011, mas também perante o avançado estado de degradação que a atual escola constitui.
Esta associação diz mesmo estarem “esgotadas todas as tentativas de contactos” com a tutela.
Na missiva, esta associação revela nunca mais terem sido feitos investimentos na escola atual pelo que o estado de degradação se tem vindo a agravar: “já anteriormente, o estado de degradação era acentuado e as intervenções eram escassas e desproporcionadas”, mas com o início da construção, em março de 2010, no novo equipamento, a “velha” ESA nunca mais sofreu qualquer tipo de beneficiação.
A Associação de Pais não aceita que a ESA, após várias vistorias, tenha passado a constar da listagem das escolas que necessitam de ser substituídas (maio 2008), e agora, cinco anos depois, esta infraestrutura se mantenha em funcionamento, com tantas limitações e constrangimentos.
Refira-se que o edifício principal da Escola Secundária de Anadia, atual bloco A, data de 1948.
A ESA foi ampliada em 1986, atual bloco B, sendo notório neste o estado de degradação.
Ainda no governo de José Sócrates, a tutela assumiu o compromisso que as obras de substituição teriam início no último trimestre de 2010, com prazo de execução previsto de 18 meses. Na altura, o governo também se comprometera em que a data prevista de entrada em funcionamento das novas instalações seria o último trimestre de 2011.
“Estão investidos até ao momento cerca de 4 milhões de euros. Faltam cerca de 12 milhões”, dizem os pais, indignados com tanto atraso e falta de respostas.
Catarina Cerca