Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Núcleo de Combatentes homenageia ciclista Joaquim Agostinho

O Núcleo de Oliveira do Bairro da Liga dos Combatentes, assinalando o 30.º aniversário da morte de Joaquim Agostinho, prestou homenagem àquele que foi o maior ciclista português de sempre e um heróico combatente na Guerra do Ultramar – Moçambique 1961/63.
Joaquim Agostinho faleceu no dia 10 de maio de 1984, após uma queda de bicicleta a 300 metros da meta, na Volta ao Algarve, quando envergava a camisola amarela.
No pretérito dia 10 de maio, uma comitiva do Núcleo de Oliveira do Bairro deslocou-se então ao cemitério da Silveira – Torres Vedras, onde se encontram depositados os restos mortais daquele malogrado ciclista, onde depôs um ramo de flores e guardou um minuto de silêncio.
O Presidente do Núcleo, Victor Pinto, experiente ciclista/desportista, admirador e também nascido em 1943, aproveitou para cumprir um velho desejo que tinha para com aquele seu ídolo: fazer o percurso entre Oliveira do Bairro e Torres Vedras de bicicleta, para depositar um ramo de flores na sua campa. Assim aconteceu, partindo solitário às primeiras horas da madrugada, passando por Cantanhede, Tocha, Figueira da Foz, Monte Real, Marinha Grande, Pataias, Nazaré, Caldas da Rainha, Bombarral, Torres Vedras e Santa Cruz. Chegou ao cemitério às 17h, depois de percorrer 288 kms, juntamente com a comitiva que entretanto o tinha alcançado, já perto de Torres Vedras.
Ali chegados e depois de alguns minutos de recolhimento junto do mausoléu, foi hasteado o guião do Núcleo, depositado um singelo ramo de flores, lida uma mensagem inscrita no cartão anexo e guardado um minuto de silêncio.
A comitiva regressou com mais um dever cumprido: honrar os nossos heróis.