Assinar
Anadia // Arcos // Bairrada  

Seminário “Nutrição e Cozinha Saudável” na Junta de Freguesia de Arcos

Na sequência do “Projeto Esperança Anadia 2014” vai realizar-se na cidade da Anadia, entre os dias 12 e 14 de setembro, um Seminário de Nutrição e Cozinha Saudável.
Esta é uma iniciativa AIT-Associação Internacional de Temperança com a colaboração da APMP – Associação Portuguesa de Medicina Preventiva, da Câmara Municipal da Anadia e da UPASD.
O Seminário de Nutrição e Cozinha Saudável terá lugar no auditório da Junta de Freguesia de Arcos e decorrerá entre as 19h30 e as 21h30, incorporando dois momentos: A apresentação dos mais recentes conceitos teóricos da nutrição humana a cargo de Helena Dias, bióloga, e um segundo momento de índole prática, com a confeção e explicação de como elaborar refeições nutritivas e saudáveis, a cargo de Delfina Rosinha, cozinheira profissional.
Esta atividade conta já com um grande número de inscritos e é de entrada livre a todos aqueles que desejarem participar.
O Seminário é o primeiro de quatro que englobam os quatro pilares da saúde integral e têm o objetivo de promover um estilo de vida saudável através da educação para a saúde, reduzindo assim os riscos das doenças crónico-comportamentais.
Segundo as estatísticas do INE, as doenças crónico-comportamentais são a principal causa de morte em Portugal. Mais de 40% dos óbitos são devidos a doenças cardiovasculares, sendo o cancro responsável por cerca de 20% das mortes no nosso país. Existem em Portugal mais de 500.000 diabéticos, um problema com proporções de epidemia e cerca de 50% dos adultos têm excesso de peso e níveis elevados de colesterol.
Qual é o ponto comum destas enfermidades? Todas elas são doenças potencialmente evitáveis! Pelo menos metade das mortes por enfarte do miocárdio (ataque do coração) e por AVC (Acidente Vascular Cerebral) podem ser evitadas se existirem melhores programas de prevenção. Por outras palavras, através da adoção de um estilo de vida saudável.