Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Pista de Gelo, Casa do Pai Natal e muito mais para animar quadra natalícia na cidade

Com o Natal à porta, em cima da mesa, na última reunião de Câmara, estiveram as ações que a autarquia prevê realizar no município, nesta quadra festiva.
A mais significativa é, sem dúvida, a Pista de Gelo que foi montada na Praça da Juventude, onde permanecerá até ao dia 4 de janeiro de 2015. Esta iniciativa custou à câmara 31 mil euros (acrescido de IVA), um investimento que a edil Teresa Cardoso acredita justificar-se inteiramente porque será um sucesso, não só por ser inédito mas porque o ringue de patinagem, com gelo natural, irá fazer as delícias de miúdos e graúdos durante a quadra, atraindo muitos visitantes a Anadia.
Paralelamente, uma Feira de Natal, a Casa do Pai Natal e uma Feira Municipal do Livro são mais algumas das iniciativas a decorrer na Praça da Juventude, nesta quadra natalícia.
A Pista de Gelo abriu ao público na última sexta-feira. Com 150 m2, promete fazer as delícias de miúdos e graúdos. Em simultâneo, 40 praticantes podem, por períodos de meia hora, experimentar a sensação de patinar no gelo, sempre sob o olhar atento de pessoal especializado. Para os mais pequenos, a segurança será reforçada com a presença das Beluggas (simpáticas baleias azuis de plástico que ajudam as crianças e os mais inexperientes a iniciarem-se na modalidade) e acesso a capacete, cotoveleiras, joelheiras e luvas.
Simão Ferreira, da empresa Iberice, com sede em Braga, diz que é a primeira vez que uma iniciativa do género chega à região e que Anadia acolheu muito bem a ação proporcionada pela Câmara Municipal. O responsável avança que este é um modelo de road show, estando, neste momento, a decorrer sete em paralelo no território nacional.
“A Câmara teve uma organização extraordinária, muito prestável”, diz o responsável, que acredita no sucesso da pista junto dos anadienses.
Também a edil Teresa Cardoso sublinha que esta ação dá outra vida e centralidade à Praça da Juventude já que, estando articulada com outras iniciativas, o espaço é rentabilizado em termos de logística.
“A expectativa é grande e o feedback das pessoas tem sido simpático”, acrescentou a edil, durante uma breve visita ao recinto. “Esperamos ainda conseguir atrair pessoas dos concelhos vizinhos e criar uma maior dinâmica no comércio local”, concluiu.
A Casa do Pai Natal será disponibilizada durante esta semana. Localizada ao lado da Pista de Gelo, será o cenário perfeito para os mais pequenos tirarem uma fotografia com o Pai Natal.
Ainda na Praça da Juventude, o “Edifício de Proximidade” acolhe, todos os dias, das 9 às 18h, um polo da Feira Municipal do Livro, e, aos fins-de-semana, entre as 15 e as 20h, a “Feira Natal”, promovida pela Câmara, IPSS’s e escuteiros, onde os visitantes encontram um leque muito variado de sugestões para presentes de Natal
A Biblioteca Municipal dinamiza, entre as 16h e as 17h30, os ateliês “Natal com Arte”, dedicados, no dia 8 de dezembro, aos Anjinhos de Natal e, no dia 13, às Árvores de Natal.
CC