Assinar
Anadia // Bairrada  

“Refresh – Bairrada Meets Coimbra 2015” desafia-o a brindar com espumantes

No último dia do mês, domingo, 31 de maio, o convite é para ir até Coimbra provar a excelência dos espumantes Bairrada.
A cidade vai ser palco de uma mostra que reunirá muitos dos players de uma das mais singulares regiões vitivinícolas do país.
A 4.ª edição do ‘Refresh – Bairrada Meets Coimbra’ volta a realizar-se nas Piscinas do Mondego, localizadas à beira do rio que lhe empresta o nome e integradas no Parque Verde, com a silhueta da cidade como pano de fundo.
Com alguns dos mais emblemáticos vinhos espumantes à prova, em ambiente informal e num local propício ao convívio e a momentos de descontração, o ‘Refresh – Bairrada Meets Coimbra’ é também um privilegiado espaço de contacto com os produtores.
Para a mostra de 2015 está prevista a presença de 15 a 20 produtores e mais de 80 referências de espumantes com certificados pela Comissão Vitivinícola da Bairrada, numa saudável combinação de produtores já estabelecidos no mercado, como as Caves São João, Solar de São Domingos, Messias e Primavera; Adega de Cantanhede ou a Quinta das Bágeiras, e “sangue novo”, como é o caso da Adega Rama, que vinificou pela primeira vez em 2011 e entrou no mercado no ano seguinte. A lista de presenças conta ainda com a Ataíde Semedo, Colinas de São Lourenço, Pinho Leão Wines, Quinta do Encontro, Kompassus, entre outros.
O ‘Refresh – Bairrada Meets Coimbra’ é um evento que tem vindo a crescer de forma sustentada, tendo a edição de 2014 contado com cerca de mil visitantes, entre apreciadores de espumantes e representantes da indústria.

Produto versátil. Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, afirma que “os espumantes Bairrada são um produto versátil na oferta e no (momento de) consumo, sendo crescente a sua valorização. Isso deve-se ao esforço e trabalho dos produtores da região, que trilham um incansável caminho para melhorara a qualidade do mesmo”.
Aberto ao público entre as 14 e as 20h, as entradas custam 3,5 euros, com convite, e 8 euros, sem convite, incluindo a oferta de um flute de espumante.
O ‘Refresh – Bairrada Meets Coimbra’ integra-se na estratégia de divulgação da região, um esforço levado a cabo pela CVB e que tem dado frutos nos últimos anos, com a sua transformação num modelo a seguir e com a afirmação dos seus singulares espumantes, nomeadamente dos da casta Baga, ex-libris da região.