Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Fado ao Centro esta noite na Praça da Juventude

O prestigiado grupo “Fado ao Centro” está de regresso a Anadia, onde, esta sexta-feira, dia 4, pelas 22h, interpreta “Fado Cruzado”, uma serenata que juntará os fados de Coimbra e de Lisboa na Praça da Juventude. Apresentado em palcos nacionais e estrangeiros, “Fado Cruzado” é descrito como “um espetáculo que propõe um encontro dos sons mais portugueses de todos os que fazem a nossa música. Fados irmãos, que o tempo afastou, mas que o Fado ao Centro faz questão de voltar a juntar”.
“Fado ao Centro” é um grupo do Centro Cultural – Casa de Fado de Coimbra / Associação Cultural e Artística do Centro, sediado no lendário Quebra-Costas, e que se assume como único local da cidade do Mondego que apresenta fado ao vivo todos os dias do ano. A sua notoriedade mereceu a atenção do jornal britânico “The Guardian”, que, em 2013, distinguiu o reduto destes fadistas como um dos 15 locais de visita obrigatória em Portugal. “Fado ao Centro” foi também o vencedor do “Prémio Edmundo Bettencourt 2013”, atribuído pela Câmara Municipal de Coimbra ao melhor disco de Fado de Coimbra 2010 – 2012. A par da preenchida digressão nacional, o grupo efetua frequentes deslocações ao estrangeiro. É, aliás, em terras austríacas que o grupo apresenta “Fado Cruzado” no fim-de-semana que antecede a sua atuação em Anadia.
Depois do sucesso da noite de fado de Coimbra que realizou em Anadia em maio último, “Fado ao Centro” dedica agora mais uma serenata à capital da Bairrada, e também esta acontecerá no âmbito da iniciativa “Às Sextas na Praça”, um ciclo de espetáculos concebido e organizado pela Câmara Municipal de Anadia. Esta iniciativa vem decorrendo em Anadia, na Praça da Juventude, ao ar livre, nas noites de sexta-feira, desde 15 de maio e prolonga-se até 18 de setembro.
Em setembro, haverá ainda oportunidade para assistir aos concertos de Gonçalo Pato (11) e da banda “Magicar” (18).