Assinar
Bairrada // Mealhada  

Junta do Luso apoia a natalidade na freguesia

A Junta de Freguesia de Luso entregou o primeiro cheque de incentivo à natalidade na freguesia. O ato teve lugar no passado dia 23, com a atribuição de uma verba de 250 euros a uma família local, estando em análise outros três apoios neste âmbito.
A medida de apoio à natalidade criada pelo atual executivo beneficiou o casal Francisco Santos e Helena Neves pelo nascimento de Maria Neves Santos, disponibilizando aquele montante para efetuar compras na freguesia, desde consultas médicas a fraldas, entre outras despesas relacionadas diretamente com a criança.
Segundo a autarquia, existem mais três famílias que apresentaram o pedido no âmbito deste incentivo, sendo que no caso de duas delas o processo se encontra já documentalmente completo estando a aguardar a apresentação das faturas relativas às despesas para se proceder ao pagamento.
“Temos consciência que não é pelo valor atribuído que se verificará uma mudança na tendência demográfica, mas é um pequeno passo na direção que pretendemos reforçar no sentido de proporcionar às famílias que habitam na freguesia de Luso, as melhores condições para os seus filhos crescerem e viverem, até porque, qualquer caminho, por mais logo que seja, é feito de pequenos gestos”, referiu o presidente da Junta de Luso, Claudemiro Semedo.
Entretanto, as famílias que pretendam candidatar-se a este apoio, poderão obter o requerimento e o formulário de candidatura, assim como quaisquer esclarecimentos, na Junta de Freguesia de Luso.
“É para nós uma satisfação muito grande, poder contribuir para uma freguesia onde as pessoas se sintam bem e apoiadas”, destacou o autarca na cerimónia que entregou o primeiro apoio deste tipo, destinado a promover “apoios específicos que conduzam, por um lado, ao aumento da natalidade e, por outro, à fixação e melhoria das condições de vida das famílias residentes na freguesia”. É, igualmente, intenção da autarquia “promover mecanismos de apoio aos indivíduos e famílias económica e socialmente mais desfavorecidos, mas também e simultaneamente fomentar políticas de incentivo à família enquanto célula fundamental de socialização e espaço privilegiado de realização pessoal, não obstante a sua condição socioeconómica”.
João Paulo Teles