Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Conservatório FUOB homenageou Comendador Almeida Roque

O Conservatório de Artes e Comunicação Filarmónica União de Oliveira do Bairro (CACFUOB) homenageou, no passado sábado, o sócio benemérito António de Almeida Roque, atribuindo o seu nome à sala principal da instituição. A cerimónia, que assinalou também o primeiro ano de mandato da atual direção, juntou autarcas e líderes associativos, entre outras individualidades locais.
“Sala Comendador Almeida Roque” é agora o nome da principal sala do Conservatório FUOB, onde é desenvolvida a formação nas diversas modalidades de dança que a instituição ministra. Quis a atual direção, pela forte e longa ligação e apoio daquela figura à história do CACFUOB, fazer esta “homenagem singela, de forma a perpetuar o seu nome na história desta coletividade”, justificou a presidente do Conservatório, Oriana Pataco, destacando a escolha deste dia para o ato, “uma data simbólica, no mesmo dia em que esta direção tomou posse, há um ano”.
Neste período volvido desde a tomada de posse, “temos procurado cumprir com os compromissos que assumimos e, quem por aqui passa, enquanto associado, aluno ou encarregado de educação, já vai notando diferenças”, assegurou a presidente, apresentando como exemplo o número de alunos, que passou de 80 em 2014 para 120 em 2015. “Crescemos em número de alunos e de modalidades, temos professores motivados, melhoramos a nossa imagem no exterior, implementamos medidas internas importantes para o funcionamento diário da associação, e estamos, paulatinamente, a diminuir os encargos bancários, que nos impedem de crescer com maior ambição e confiança”.
Na cerimónia de homenagem ao Comendador Almeida Roque, Oriana Pataco concluiu que o CACFUOB tem “um longo caminho a percorrer e, para isso, conta com apoios como o do Sr. Comendador, o da Câmara Municipal, dos nossos associados e amigos”, lembrando que em 2017 a coletividade assinala 150 anos desde a sua fundação. “Queremos comemorar essa data de uma forma marcante e o vosso apoio é fundamental”, disse.
Nesta cerimónia – que contou com a presença de Joana Abrantes, neta do homenageado, que por razões de saúde não pôde estar presente no ato – o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, destacou o “importante papel do Sr. Comendador em prol do desenvolvimento do concelho, pois tem sido inexcedível no apoio a tantas associações concelhias”, por isso “todas as homenagens e reconhecimentos não são demais para quem tem dado tanto ao nosso concelho”.
O autarca, que tomou a liberdade de associar o município a esta homenagem do Conservatório FUOB, destacou igualmente o primeiro ano de gestão da atual direção, apelidando a data de “simbolicamente marcante para esta nova equipa, cujo trabalho tento acompanhar” e “não é novidade aquilo que aqui já foi referido como o aumento de alunos e do crescimento da atividade e envolvimento das pessoas em torno desta associação”. “A Câmara de Oliveira do Bairro tem apoiado e continuará a apoiar estas associações para que cumpram os seus objetivos e se consolidem”.
A cerimónia prosseguiu com uma visita à sala que agora enverga o nome do homenageado, terminando com um espumante de honra e com um bolo alusivo ao ato.