Assinar
Anadia // Avelãs de Cima // Bairrada  

Avelãs de Cima: Jornal da Bairrada foi ao Centro Social

Falar sobre imprensa, jornais e sobretudo sobre o Jornal da Bairrada foi a tarefa da diretora do JB, Oriana Pataco que, na última quinta-feira, no âmbito da comemoração do “Dia da Imprensa”, celebrado pelo Centro Social de Avelãs de Cima, se deslocou àquela instituição de solidariedade social para abordar estes temas junto da população sénior das valências de Lar e de Centro de Dia.
Sendo alguns dos utentes conhecedores do JB (porque foram assinantes e leitores assíduos durante anos), algumas questões foram abordadas com mais pormenor: as secções que mais gostam de ler; as notícias que despertam mais interesse; a importância das notícias das terras e lugares (jornalismo de proximidade); o papel insubstituível e fundamental dos colaboradores e correspondentes locais.
Na ocasião, a animadora Ana Martins explicou que, por hábito, à quinta-feira, da parte da manhã, leem-se, na sala de estar, as notícias fresquinhas e acabadas de chegar do Jornal da Bairrada. “Pegamos em temáticas, em certos aspetos de algumas notícias para captar a atenção e cativar o interesse desta população”. Saúde, usos, costumes, tradições, mau tempo e até perigos que espreitam e em relação aos quais os idosos estão mais expostos, são temas que acabam por ser debatidos nestas manhãs de quinta-feira.
Ana Martins não deixou de sublinhar a forma interessada como alguns idosos se interessam pelo jornal, casos da D. Lucília, do Sr. Abílio, que foi carteiro em Anadia, do Sr. David que foi bombeiro sapador durante mais de três décadas. Todos têm um carinho pela leitura, pelo jornal e por se manterem atualizados e informados.
Oriana Pataco revelou ainda que o JB é um produto que semanalmente chega a 6 mil assinantes. Um jornal de âmbito regional, que cobre vários concelhos fruto de uma equipa composta por dez profissionais. O site e o facebook, assim como outros produtos: revistas, especiais, suplementos, jantares-conferências e galas foram também temas a que a diretora do JB aludiu.
No final, ficou a promessa da visita de um grupo de utentes da instituição ao JB.
Catarina Cerca