Assinar
Anadia // Bairrada // Economia // Vinhos  

Bairrada distingue-se nos prémios ‘Os Melhores do Ano 2016’ da Revista de Vinhos

A noite de sexta-feira, dia 17, foi de festa na 20.ª gala dos prémios ‘Os Melhores do Ano’ da Revista de Vinhos, em especial para a região da Bairrada, com 19 vinhos a receber diploma ‘Melhores de Portugal’ e três a alcançar a ‘Excelência’. Isto a juntar a um ‘Prémio Especial’, atribuído à dupla João Soares e Nuno do Ó, da V Puro, que subiram ao palco para receber a merecida distinção de ‘Identidade e Carácter’, pelo trabalho desenvolvido numa região cheia de oportunidades e outros tantos desafios.

V Puro ganha ‘Prémio Especial’ na categoria de ‘Identidade e Carácter’. A Revista de Vinhos distinguiu a V Puro – empresa bairradina que nasceu de um convite de Nuno do Ó a João Soares, colega de faculdade, amigo e especialista na Bairrada, onde é enólogo da Messias – na categoria de ‘Identidade e Carácter’ destacando a filosofia dos seus vinhos: “muito puros e quase artesanais, em produções limitadas (por vezes limitadíssimas) e feitos na vinha. (…) tintos frescos e brancos vibrantes, todos cheios de carácter, mas também de elegância! Quem os prova não os esquece, e este é um dos maiores elogios que se pode fazer a vinhos e a um produtor”.
Os dois começaram por dar corpo a um verdadeiro ‘Bairrada Clássico’ (feito 100% a partir da casta Baga), o ‘Outrora tinto 2009’. Com o passar dos anos o portefólio foi aumentando com o lançamento das marcas ‘Aliás’ – primeiro com branco, depois com tinto e agora também com rosé – e ‘Doravante’.

O único espumante a arrecadar ‘Excelência’ é Bairrada. A cada ano, e resultado de uma seleção de mais de 3.000 vinhos provados, são apenas 30 os néctares a alcançar o ‘Prémio de Excelência’. Neste restrito lote a Bairrada surge com três referências, mas o grande destaque vai para o facto de ser da região o único espumante com esta distinção. O ‘Kompassus Blanc de Noirs 2013’, da Kompassus Vinhos, junta-se a dois vinhos brancos da colheita de 2014, o ‘Luís Pato Vinha Formal Cercial’ e o ‘Pai Abel’, da Quinta das Bágeiras.

Bairrada com 19 vinhos a arrecadar o título de ‘Melhores de Portugal’. A noite começou precisamente com a distinção dos melhores vinhos de cada região vitivinícola. No total foram 19 os da região da Bairrada a receber o título de ‘Melhores de Portugal 2016’, entre eles quatro espumantes, sete tintos e oito brancos, todos eles enunciados na lista abaixo.

[responsivevoice_button voice=“Portuguese Female” buttontext=“Ler esta notícia”]