Assinar


Águeda // Bairrada  

Águeda apresenta projecto para combater desemprego


A Câmara Municipal de Águeda acaba de apresentar o projecto USP (Unidades de Serviços de Proximidade) que tem por finalidade combater o desemprego.

O projecto USP (Unidades de Serviços de Proximidade) tem como objectivo diagnosticar as necessidades de serviços de proximidade na região e identificar as áreas de interesse para formação de pessoas em situação de desemprego, bem como de desfavorecimento social e económico, que pretendam criar o seu próprio emprego.

De uma forma muito sucinta, a metodologia da intervenção ao abrigo deste projecto tem início com a realização do diagnóstico das necessidades locais não satisfeitas, seguindo-se a formação dos empreendedores locais, que acabará por culminar com a construção do Plano de Negócio, que será apoiado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) ou microcrédito.

Nesta fase está a ser feito o diagnóstico relativo às necessidades de serviços das populações nas diferentes freguesias do concelho de Águeda, o que depende do envolvimento das próprias Juntas de Freguesia, IPSSs e parceiros locais.

O projecto USP (Unidades de Serviços de Proximidade) está a ser desenvolvido pelo Conservatório de Ciências e Tecnologias/Associação para a Divulgação das Novas Tecnologias e Avanços da Ciência, e é financiado pelo Programa Operacional de Assistência Técnica do Fundo Social Europeu.