Assinar
Bairrada // Oliveira do Bairro  

Rotary de Oliv.Bairro distingue melhores alunos do 12.º ano

Para assinalar o mês de Setembro, que em Rotary Internacional é dedicado às Novas Gerações, o Rotary Club, em parceria com a Escola Secundária de Oliveira do Bairro e o IPSB, a Fundação Rotária Portuguesa e com o patrocínio da Recer, voltou a distinguir os melhores alunos do concelho que, no último ano lectivo, concluíram o 12.º ano.
O Rotary Club de Oliveira do Bairro retomou, assim, uma prática iniciada em 1997, agora baseada em novos critérios de avaliação. Conforme a presidente, Leontina Novo, explicou, “Rotary Internacional preocupa-se com a valorização da pessoa humana no seu todo. Assim, aos alunos não deve ser só exigido o bom conhecimento dos manuais escolares, mas também o cumprimento de condutas que desenvolvam valores tais como o rigor, a verdade, a lealdade, a solidariedade, o espírito de equipa, o respeito pela família e pelos superiores, a preocupação com os problemas da comunidade, o respeito pela coisa pública e o bom desempenho do papel da pessoa como cidadão”.
Os alunos foram também sendo avaliados naquelas vertentes e, por fim, seleccionadas as alunas Maria Pinheiro Gaio Seabra Rato, da ESOB, e Ana Sofia Moreira Ribeiro, do IPSB.
Com o prémio de excelência ora atribuído pretende-se não só reconhecer o bom desempenho demonstrado por aquelas alunas mas também estimulá-las a prosseguir e ainda a servirem de exemplo para outros.

Palestra e jantar. A cerimónia ocorreu no dia 28 de Setembro, no Hotel Paraíso, perante uma assistência de cerca meia centena de pessoas, integrada por rotários, familiares e professores dos alunos premiados, vereador da Câmara Municipal, presidente do Conselho de Administração da Recer, para além de outros convidados.
A cerimónia da entrega dos prémios foi antecedida por um jantar de confraternização e por uma palestra proferida pelo director do IEC, Arsélio Pato de Carvalho, subordinada ao tema “Educação: o impossível é possível; Os desafios das Escolas” (vide rubrica IEC, nesta página).
A finalizar, o vereador da Câmara Municipal, Carlos Ferreira, proferiu palavras de felicitação às premiadas e ao Rotary Club pela iniciativa. Por sua vez, Antero Calvo, presidente do Conselho de Administração da Recer, para além de idênticas palavras, referiu ainda que “a sua empresa se sentia honrada por ter sido solicitada a colaborar numa iniciativa que considera ser uma prioridade do país, a Educação dos Jovens. Vencendo esta batalha, venceremos a crise”. Por isso, finalizou a sua intervenção manifestando ainda disponibilidade para apoiar outras iniciativas semelhantes.