Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Carros proibidos de circular na Av. Dr. Abílio Pereira Pinto

No próximo sábado, dia 17, todos os veículos a motor estão proibidos de circular na Av. Dr. Abílio Pereira Pinto, em Oliveira do Bairro. É que a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, de 16 a 22 de Setembro, pelo 3.º ano consecutivo, promove a Semana Europeia da Mobilidade. Assim, na Av. Dr. Abílio Pereira Pinto, das 7h às 19h, poderá circular a pé nos dois sentidos, nas faixas habitualmente destinadas ao tráfego automóvel, espaço onde se promovem, ao longo de todo o dia, um conjunto de actividades desportivas, recreativas, acções médico-sociais e demonstrações de veículos alternativos, eléctricos e carrinhos de rolamentos.

Segundo a autarquia oliveirense, “a temática deste ano convoca à «Mobilidade Alternativa» e sublinha a necessidade de cada vez mais governos e autarquias apresentarem e promoverem medidas de transporte sustentável”.

“Esta temática convoca também os cidadãos a procurarem e experimentarem alternativas ao uso do carro como meio de transporte. Ao associar-se pelo 3.º ano consecutivo à Semana Europeia da Mobilidade, o Município pretende encorajar o desenvolvimento de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável, designadamente no que diz respeito à qualidade do ar, com a atenuação dos efeitos do aquecimento global e redução do ruído e à sensibilização dos cidadãos para os efeitos que a sua escolha de um modo de transporte tem na qualidade do ambiente.”

Programação. A programação desta semana propõe um Ciclo de Cinema, com um filme por dia, alusivo à temática ambiental e a programação que se concentra no sábado, 17 de Setembro, Dia Europeu Sem Carros, de onde se destaca a dinamização da Av. Abílio Pereira Pinto, que neste dia se encontra encerrada ao trânsito, e o II Passeio Cicloturístico do Concelho que, pelo segundo ano, vai percorrer as várias freguesias do concelho. A participação em todas as actividades propostas, incluindo o passeio cicloturístico, é gratuita e aberta a todos os interessados.

O passeio de bicicleta tem a concentração marcada para as 9h, na Avenida Dr. Abílio Pereira Pinto, com chegada prevista para as 12h30. A caravana passará em todas as freguesias com o convite para que nos locais de encontro definidos, nas várias localidades, novos ciclistas se juntem à pedalada até Oliveira do Bairro. Para este passeio em bicicleta, e de forma a garantir a segurança necessária e a logística adequada, é necessária inscrição que poderá ser feita nas Juntas de Freguesia, na Câmara Municipal ou através do email guillermo.pereira@cm-olb.pt ou 934261615.