Assinar

Anadia: José M. Ribeiro fala, em Aveiro, sobre “política municipal de juventude”

A JSD de Aveiro, com o apoio e a colaboração do PSD de Aveiro e do PSD Nacional, promoveu nos dias 26, 27 e 28 de abril, em Aveiro, a 6.ª edição das “Jornadas do Poder Local”, destinada a aprofundar o estudo e as questões autárquicas, dirigido aos jovens dos vários concelhos do distrito.
José Manuel Ribeiro, candidato do PSD à Câmara Municipal de Anadia, foi um dos oradores palestrantes, tendo-se debruçado sobre a temática “A juventude como agente de desenvolvimento do concelho”.
José M. Ribeiro, na sua apresentação, referiu que “uma das formas de avaliar o “sucesso” de um concelho, é pela forma como ele consegue responder às necessidades dos seus jovens, fazendo com que eles consigam residir, ter emprego e qualidade de vida no seu concelho”. Prosseguiu, afirmando que “se um autarca, se um presidente de Câmara não tiver na cabeça estratégias para captar a juventude será, a médio e longo prazo, um fracassado e o seu concelho poderá estar condenado”.
José M. Ribeiro, atual líder da Concelhia do PSD Anadia, foi mais além e declarou que “uma pessoa em funções de gestor político terá de ter a capacidade de olhar para o futuro, perspetivando-o a 10, 15 ou 20 anos e perguntar o que quer para a sua terra e para o seu município, com uma atitude estratégica e prospetiva”. “Visões de curto prazo e imediatas serão políticas falidas”, acrescentou.
O candidato do PSD à Câmara de Anadia abordou as várias fases por que deve passar uma verdadeira política municipal de juventude, tendo-se centrado nos “eixos prioritários”: “alavancar o nível educacional e promover o sucesso escolar; criar respostas concretas para rejuvenescer o concelho; desenvolver medidas e ações que facilitem o acesso dos jovens a produtos e serviços; apoiar o movimento associativo juvenil e auxiliar os jovens empresários e empreendedores, cultivando a excelência”.
Este evento contou ainda com a participação de mais três candidatos do PSD a importantes Câmaras Municipais do distrito, nomeadamente Ribau Esteves (Aveiro), Ricardo Figueiredo (São João da Madeira) e Emídio Sousa (Santa Maria da Feira).