Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Em Voz Alta regressa às escolas do concelho

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro vai promover, através da Rede de Bibliotecas do Concelho (RBOB), a 8.ª edição do Concurso de Leitura em Voz Alta “Ouvir Ler… Que Prazer!”, dirigido a todos os alunos, do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro (AEOB), do Colégio Frei Gil – Instituto de Promoção Social de Bustos (IPSB) e do Instituto Profissional da Bairrada (IPB).
As inscrições para o concurso – que se vai desenrolar em quatro fases: pré-seleção, eliminatória, final concelhia e final interconcelhia – decorrem até 30 de outubro de 2015 e podem ser feitas pelos alunos diretamente nas respetivas escolas.
A pré-seleção, por cada ciclo de ensino, vai decorrer, até 18 de janeiro de 2016, sob a orientação das professoras bibliotecárias. A eliminatória e a final concelhia terão lugar no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, nos dias 24 de fevereiro e 22 de abril de 2016, respetivamente. A final interconcelhia será realizada em Sever do Vouga no dia 28 de maio de 2016, no âmbito do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL) da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA). Nesta prova, participarão os concorrentes, de cada um dos ciclos de ensino, apurados nas finais concelhias de cada município.
As obras selecionadas, para cada ciclo de ensino, serão preferencialmente de autores de língua portuguesa e recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura (PNL).
A iniciativa “Ouvir Ler… Que Prazer!”, que tem vindo, nos últimos anos, a conquistar um número crescente de participantes, tem como objetivo promover o gosto pelo livro e pela leitura entre os jovens, incentivar o contacto e o conhecimento de obras de autores de língua portuguesa, promover o convívio entre os participantes e educar para a salutar competitividade entre os participantes.