Assinar


Bairrada // Bustos // Oliveira do Bairro  

Alunos, professores e comunidade “abraçam” coletivamente o IPSB

ipsb_abraco

Cerca de um milhar de alunos do Instituto de Promoção Social de Bustos (IPSB), professores, auxiliares de ação educativa, políticos e ainda o vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Cristóvão Batista, participaram, na última sexta-feira, num “abraço” coletivo ao IPSB. Trata-se de uma ação de defesa da liberdade de escolha que consideram estar a ser posta em causa com a implementação das novas regras impostas pelo governo, que levará a uma eventual redução do financiamento do Estado aos contratos de associação e por conseguinte a uma redução do número de alunos.
Os vários “abraços às escolas” são uma iniciativa do movimento “Defesa da Escola. Ponto”. Em todo o país, a organização previa, na sexta-feira, juntar cerca de 30 mil pessoas, entre alunos, pais, professores e funcionários das escolas.
Recorde-se que os contratos de associação foram criados para garantir que nenhum aluno ficaria impedido de frequentar a escola por não haver oferta na rede pública de estabelecimentos, prevendo-se para esses casos o financiamento da frequência em colégios privados.
Agora, segundo a tutela, será avaliada a abertura de novas turmas em início de ciclo, que apenas acontecerá se não houver oferta pública na região de implantação dos colégios.

Uma casa cheia. Entretanto, no dia anterior, quinta-feira, o IPSB recebeu uma avalanche de pais e encarregados de educação preocupados com o futuro dos seus filhos, face às últimas tendências anunciadas para as escolas com contrato de associação.
De acordo com a página do IPSB, na rede social Facebook, o padre Manuel Carvalheiro, presidente do Conselho Administrativo do IPSB, “deu rosto aos receios e anseios de todos, juntando um apelo para a adoção de uma atitude proativa, numa plataforma de espírito crítico e livre, no sentido de exercermos o nosso direito de escolher a educação que queremos para os nossos filhos”.
Já a professora Regina Vidal, conhecedora da realidade do IPSB, trouxe à memória coletiva do plenário as gerações que por ali passaram. “A comunidade escolar, atenta e participativa, manifestou de forma clara e indubitável o seu apoio ao IPSB, não tendo ficado indiferente ao facto de todos os quadrantes políticos, com representação autárquica, terem vindo a manifestar também o seu apoio, numa demonstração saudável de clarividência para além das naturais e indispensáveis diferenças que acalentam”, lê-se na página oficial do IPSB no Facebook.

Pedro Fontes da Costa
pedro.f.costa@jb.pt