Assinar


Postos de saúde de Bustos e da Mamarrosa não fecham

O diretor executivo do ACES Baixo Vouga, Manuel Sebe, garantiu, no último sábado, em declarações prestadas à margem da inauguração do novo Centro de Saúde de Oliveira do Bairro, que os postos de Saúde de Bustos e da Mamarrosa não irão encerrar. A possibilidade de enceramento destas duas infraestruturas foi revelada, pelo presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Bairro, Manuel Nunes, na última reunião daquele órgão, em resposta a algumas preocupações dos deputados municipais.
Na ocasião, Manuel Nunes clarificou que a reorganização dos serviços de saúde que se iniciou em 2009 poderá levar efetivamente ao encerramento daquelas duas Unidades de Saúde. Agora, o diretor executivo do ACES Baixo Vouga, Manuel Sebe, em declarações exclusivas ao JB, referiu-se a uma possível descentralização dos serviços, mas nunca ao seu encerramento.
Instado a pronunciar-se sobre essa eventualidade, Manuel Sebe foi perentório: “Não fecham”.
Entretanto, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, aproveitando a vinda a Oliveira do Bairro do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, apelou à colaboração e apoio do ministro para que a futura extensão da Palhaça e a Unidade de Saúde Familiar da União de Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa, ambas sem comparticipação contratualizada, mas essenciais no quadro de uma política promotora da Saúde, venham a ser apoiadas. “Apelamos, por isso, à colaboração e apoio do ministro para a materialização destes investimentos”, afirmou Mário João Oliveira, dando a conhecer que os dois investimentos, previstos na área da saúde para Oliveira do Bairro, fazem “do quadro de investimentos do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro”.

Satisfação. O presidente da União de Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa, Duarte Novo, já diz estar satisfeito pelas declarações do diretor executivo do ACES Baixo Vouga, Manuel Sebe. “A ser verdade, esta é a situação ideal e justa, pois a proximidade dos cuidados de saúde tem de ser, tal como referia o Ministro da Saúde, uma prioridade”.
Duarte Novo deu conta ainda que a União de Freguesias já solicitou à direção local de saúde a marcação de reuniões de esclarecimento à população, aguardando o agendamento das mesmas.