Assinar

3.ª edição da Feira Social de Anadia foi um sucesso

 

“Vivemos tempos difíceis, onde a economia social desempenha um papel extremamente importante”, afirmou a directora do Centro Distrital de Segurança Social de Aveiro, na abertura da 3.ª edição da Feira Social de Anadia, sobre as respostas oferecidas à infância, terceira idade e deficientes. Uma área de actividade do ponto de vista económico também muito importante, afirmaria ainda Helena Terra, “já que estas instituições são verdadeiros motores da economia regional, uma vez que são importantes entidades empregadoras”.
A directora do centro Distrital realçaria ainda o trabalho desenvolvido pelas várias instituições concelhias, que são um exemplo “para o distrito e para o país”.
Ao autarca de Anadia, pelo empenho demonstrado na organização deste 3.º evento, incentivou a continuar pois “gerir desta forma é ter capacidade de prever e de ver mais além”, diria.
De 21 a 23 de Outubro, o Pavilhão dos Desportos de Anadia recebeu a 3.ª edição da Feira Social, que se realiza na sede do concelho de dois em dois anos.
Durante três dias, 18 instituições de solidariedade social do concelho, presentes no evento, deram a conhecer o trabalho que desenvolvem, ao longo do ano, junto de faixas etárias distintas.
Subordinado à temática “Anadia, na viagem pelo Social”, a mostra possibilitou aos visitantes uma viagem pelo “mundo social” do concelho.
Três dias de muita animação, convívio e interacção que a tornaram na melhor edição de sempre, sendo, por isso, o balanço extremamente animador, revelou Dora Gomes, responsável da Rede Social de Anadia, que sublinhou, não só a interligação entre todos os participantes, mas também a grande adesão da comunidade, que aceitou e esteve presente, principalmente no sábado.
Fernando Mendonça, adjunto do Governador Civil de Aveiro, destacaria que o distrito ocupa a 1.ª posição no país ao nível do trabalho social. “Há pessoas que são mais felizes todos os dias por causa do trabalho social que se faz no distrito”, acrescentou, dizendo ainda que também as IPSS são o meio de subsistência de centenas, milhares de funcionários e das suas famílias.
O adjunto do Governador sublinhou também o facto de Anadia estar a ser palco de grandes eventos: apresentação da escola de ciclismo, vai ser palco do campeonato do mundo de pista – masters (26 a 31 Outubro) e, agora, de um acontecimento que marca o concelho mas também o distrito. Satisfeito com a moldura humana, Fernando Mendonça diria, a respeito da Feira Social, tratar-se de “um campeonato do mundo da solidariedade”, sendo esta edição a constatação de uma extraordinária iniciativa, que deve ser exemplo para o país e que “engrandece o concelho e o distrito de Aveiro”.
Na oportunidade, o autarca de Anadia, Litério Marques (que optou por meter o discurso no bolso e falar com o coração) disse, emocionado, que as instituições do concelho são grande motivo de orgulho e satisfação e que por isso terão no presidente da Câmara um aliado, “exigente e reivindicativo” junto da tutela (Segurança Social). Reconhecendo que Anadia é um “concelho solidário”, diz que é preciso continuar a ajudar, nestes tempos de crise, os mais desfavorecidos e carenciados “para que não caiam em maior miséria”.

Catarina Cerca