Assinar
Anadia // Bairrada  

26.º aniversário de elevação de Paredes do Bairro a freguesia

A freguesia de Paredes do Bairro, no concelho de Anadia, está a completar o 26.º aniversário de elevação a freguesia.
Na passagem de mais um aniversário, o autarca Joaquim Cruz não deixa de fazer um balanço muito positivo destes 26 anos de “independência”.
“Sem dúvida que valeu a pena. Hoje somos uma freguesia independente com o centro de decisões na localidade, o que permite que sejamos nós, juntamente com a população, a efectuar as melhorias ou a solicitar à Câmara Municipal de Anadia as obras ou melhorias que pretendemos que sejam feitas na freguesia”.
Por isso, admite que nestes 26 anos muita coisa mudou, como por exemplo, “temos um Centro Social, Centro de Dia, várias casas de comércio e alguma indústria, um Parque de Lazer, e já foi iniciada a construção do Pólo Escolar. Com a passagem a Freguesia, construímos o Cemitério e obras na Igreja, que dignificam a freguesia”.
Embora Paredes do Bairro se tenha separado da freguesia-mãe (S. Lourenço do Bairro) há mais de duas décadas e meia, o relacionamento entre estas duas freguesias não poderia ser melhor: “existe um respeito mútuo e tudo funciona bem entre estas duas instituições”, salienta o autarca.
A JB, Joaquim Cruz fala que na freguesia há sempre muito que fazer.
Para além da vontade e do dinamismo, o autarca salienta a necessidade de verbas para poder fazer face às necessidades. “Nesta altura, é o mais complicado dado a crise financeira que o país atravessa. Por isso, as coisas tornam-se mais difíceis de concretizar, mas, mesmo assim, vamos efectuando alguns melhoramentos”, diz.

Obras prioritárias. Quanto a prioridades, o autarca de Paredes do Bairro diz serem, sem dúvida, cobrir toda a freguesia pela rede de saneamento, o que neste momento ainda não acontece, alterar o PDM para criar novos locais de construção, ajudando a fixar população e jovens casais na freguesia e concluir o Pólo Escolar.
Contudo, o autarca não deixa de referir que, para além destes melhoramentos, existem outros a realizar, embora não tão urgentes.
Sobre a freguesia, diz tratar-se de uma localidade sossegada e pacata com alguma qualidade de vida. “Sem dúvida, um bom local para se viver.”
A terminar, o autarca deixa um desabafo: “na minha opinião, o apoio que a Câmara Municipal dá à freguesia nunca é suficiente”, reconhecendo existirem algumas carências que necessitam ser solucionadas. “As carências, muitas vezes, tardam em ser resolvidas pela Câmara, mas também entendo que esta tenha dificuldades, uma vez que são 15 freguesias, sendo muito difícil solucionar as carências sentidas em todas elas”. Mesmo assim, Joaquim Cruz não deixa de referir o esforço “do presidente e do seu executivo para solucionar os problemas apresentados pelos autarcas locais”.

Programa comemorativo para domingo, dia 17. À semelhança de anteriores edições, a Junta de Freguesia preparou um programa comemorativo para assinalar a data, no qual se inclui um passeio de bicicleta anual e para o qual não são necessárias inscrições prévias. “Não temos inscrições. A população, no dia do passeio comparece para participar. Temos tido boa participação nos anos anteriores, pelo que estamos à espera que, este ano, venham igualmente bastantes pessoas a participar”, revela Joaquim Cruz.
O passeio inicia-se às 10h. Com concentração no edifício da Junta de Freguesia, o passeio percorrerá algumas terras vizinhas da freguesia. Pelas 11h30 está prevista uma visita às instalações da Aliança Underground Museum, incluída no trajecto do passeio de bicicleta (instalações das Caves Aliança, em Sangalhos). Às 13h15 será servido o almoço-convívio, no Parque de Merendas da freguesia e, pelas 15h, começa a tarde com animação musical.

Catarina Cerca
catarina@jb.pt