Assinar
Anadia // Bairrada  

Curia:Desperdício vira “arte” em desfile de moda

O lema “Do desperdício nasce a arte” serviu de mote a uma iniciativa inédita promovida pela Rede Social de Anadia. Quinze das 18 instituições de solidariedade social existentes no concelho participaram, na tarde da última sexta-feira, dia 8, no desfile que decorreu no Parque de Merendas da Curia.
Esta foi a terceira actividade do plano de acção de 2011 da Rede Social e envolveu a quase totalidade das IPSS que se apresentaram na passarela com crianças e idosos, utentes das várias valências das instituições, vestidos a “rigor” e de forma muito original.
Embalagens de café, pacotes de leite, copos de iogurte, sacos plásticos e tantos outros desperdícios foram sabiamente reaproveitados, dando origem a originais e divertidas peças de “arte”.
Embora tenha como objectivo uma acção pedagógica, ao trabalhar a problemática do ambiente, da reciclagem e da reutilização, o evento proporcionou um animado convívio entre as várias instituições do concelho, possibilitando a cada uma delas mostrar a criatividade na confecção dos mais variados trajes. O desfile juntou várias centenas de participantes, mas pela passarela desfilaram 30 crianças e igual número de idosos.
Presente no evento, a vice-presidente da autarquia anadiense, Teresa de Belém Cardoso, sublinhou o facto desta ser já a segunda vez que as instituições se encontram para um evento desta natureza. Em 2010, em moldes um pouco diferentes, as instituições do concelho participaram num encontro no Parque de Merendas da Curia, onde não faltaram os jogos ao ar livre. Este ano, o desfile serviu de mote à realização de um encontro um pouco diferente. A JB a vereadora avançou ainda que este tipo de iniciativa promove “o convívio, a partilha, aproximando as instituições do concelho”, sendo também hábito da Câmara apoiar este tipo de realizações, tendo disponibilizado o apoio logístico necessário, oferecendo, no final, “um miminho” (gelado) aos participantes.
Leonilde Rasga, presidente da direcção da ASAC, mostrou-se muito satisfeita com o evento que, como disse, “acaba por ser um encontro de uma grande família” que são todas as IPSS que integram a Rede Social de Anadia.
De igual forma, Carlos Matos, provedor da Santa Casa de Anadia, destacou o convívio inter-geracional como uma mais-valia da realização, não deixando de sublinhar que o tema, “muito embora já não diga muito aos idosos, é de grande actualidade para as gerações mais jovens” ali presentes.

Catarina Cerca