Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: “Ser bombeiro por uma semana” ensina valores aos mais jovens

Chegou ao fim a atividade “Ser Bombeiro por uma semana”, realizada entre os dias 30 de junho e 4 de julho, pela Escola de Infantes e Cadetes do Corpo de Bombeiros Voluntários de Anadia.
Foi uma semana cheia de atividades, nas quais jovens entre os 6 e os 16 anos puderam experimentar vários exercícios e ações próximas da profissão de Bombeiro.
A discussão e a instrução de temas sérios foi feita sempre em ambiente de brincadeira e boa disposição. “Estamos certos que, nesta semana, todos os jovens partilharam os valores do altruísmo, ajuda ao próximo e responsabilidade e foram proporcionadas novas experiências e contacto com outros jovens”, avança a comandante Ana Matias.
Durante a semana, os jovens tiveram a oportunidade de assistir a sessões teóricas relativas aos temas “O voluntariado”, “A Floresta”, “Direitos e Deveres dos Bombeiros”, bem como a sessões práticas, tais como “Salvamento na água”, “Utilização de extintores”, “Salvamento em grande ângulo”, “AVC” e técnicas praticadas em emergência pré-hospitalar.
Foram feitas visitas ao CODU a Coimbra e com a colaboração do INEM – Coimbra realizou-se a montagem de um PMA (Posto Médico Avançado) e instrução de Suporte Básico de Vida.
A todos os jovens foi ensinado a “Ordem Unida”, conjunto de conhecimentos base, de modo a executar de forma correta os movimentos como a marcha, continência e a disciplina em termos similares à atividade militar.
Segundo ainda a comandante da corporação anadiense, as brincadeiras e o convívio estiveram presentes em vários jogos e caminhadas, assim como a corporação contou com o apoio da Câmara Municipal de Anadia “como parceira fundamental e sempre disponível nesta atividade e no apoio total das refeições e transportes necessários”.
A iniciativa contou igualmente com o apoio total da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia.
“A reunião destes dois parceiros permitiu proporcionar aos participantes uma semana sem custos para os encarregados de educação e permitiu ainda a ocupação dos jovens em tempo de férias escolares”, acrescentou Ana Matias, acrescentando que “a semana não teria sido possível sem a presença e coordenação de todos os Bombeiros e funcionários da Câmara Municipal de Anadia (com funções de monitores) que estiveram presentes durante toda a semana e que foram incansáveis no apoio e ensinamento a todos os jovens.”
Uma experiência que classifica de “fantástica para quem esteve presente”, sendo certo que será para continuar num futuro próximo. “Por agora mantemos a Escola de Infantes e Cadetes com atividades ao longo do ano e que funciona aos sábados”, concluiu.