Assinar

Oriana Pataco

Diretora do Jornal da Bairrada

Do passado que nos honra aos desafios do “futuro hoje”

Editorial da edição do 70.º aniversário do Jornal da Bairrada

70 anos.

Um número redondo, onde cabem sonhos, pessoas, acontecimentos, opiniões.

Nas milhares de páginas do Jornal da Bairrada historiamos sete décadas de desenvolvimento desta região. E como mudou a Bairrada, o país e o mundo nestes 70 anos!

Esta é uma edição de festa. Uma edição que celebra os fundadores do Jornal da Bairrada, os seus administradores, diretores e chefes de redação; os seus jornalistas e correspondentes; os seus colaboradores e anunciantes; os seus assinantes e leitores.

Não foi este o momento que sonhámos para comemorar uma data que nos diz tanto. Não imaginávamos que uma pandemia nos alterasse os planos e a festa. Mas esta há de fazer-se, assim que possível.

Nesta edição tão especial, que preparámos de forma minuciosa, vai encontrar o passado, que tanto nos honra, o presente que nos desafia e o futuro que enfrentamos sem medo.

Nestas páginas regressamos a 1951 e convidamo-lo a uma viagem de 70 anos, para recordar ou ficar a conhecer a Bairrada de outrora e o jornal que com ela se desenvolvia. Certamente que, se tivesse oportunidade de folhear estes jornais, iria encontrar um familiar, um amigo, um conhecido – ou até mesmo a si próprio! – que casou, que se formou, que foi para a guerra, que morreu… São tantas as histórias, são tantas as vidas que pelos nossos dedos e olhos passam…

Quase tão antiga quanto o Jornal da Bairrada é a escrita de Armor Pires Mota nas suas páginas. Primeiro como colaborador, depois como chefe de redação, há na sua memória histórias e recordações deliciosas, que partilhamos com os nossos leitores.

Como era fazer jornalismo há 50, 40, 30 anos atrás; o que mudou na relação com as fontes de informação, no acesso às notícias, na impressão, na fotografia, nos meios tecnológicos. Até aos dias de hoje. Até, aliás, ao “futuro hoje”. Com Lourenço Medeiros trazemos essa visão “à frente”, procurando antecipar cenários do que serão os jornais e o jornalismo, dentro de muito pouco tempo, a começar… já hoje. Sem receio, antes com confiança de que o leitor vai continuar a preferir conteúdos de qualidade, não hesitando em pagar o preço justo por eles.

Ontem, como hoje, e hoje como amanhã, o Jornal da Bairrada assume-se como um meio de comunicação baseado na pluralidade de opiniões, na isenção e na independência. No rigor e no profissionalismo. Na dedicação aos seus leitores e anunciantes. Sempre tendo como foco a luta pelas causas das melhores terras do mundo, as terras da nossa região bairradina.

Da nossa parte, só nos resta agradecer por continuar connosco a perpetuar este legado de gerações. Temos, ao nosso lado, os melhores leitores do mundo. É por vós e pela região que nos une que continuamos a trilhar o caminho.