Assinar


Anadia

Escrita premiada na Biblioteca Municipal de Anadia

No passado sábado, dia 20, a Sala Polivalente da Biblioteca Municipal de Anadia foi pequena para acolher tantos alunos e encarregados de educação que não faltaram à cerimónia pública de entrega dos prémios no âmbito do Concurso Escolar “Ler & Aprender”. Alunos e Estabelecimentos de Ensino foram premiados, tendo os últimos recebido “cheques-livros” para enriquecerem o acervo documental das suas Bibliotecas Escolares.
O vencedor na Categoria do 2.º CEB foi o Colégio Nossa Senhora da Assunção, com o conto “Um amigo especial”, da autoria de Maria Alexandra Ellison de Matos e Maria Matilde de Carvalho Barreto Soares da Silva.
O vencedor na Categoria de 3.º CEB foi o Colégio Salesiano São João de Bosco, com o conto “Umas férias na aldeia”, da autoria de Miguel Calado.
O vencedor na Categoria do Ensino Secundário foi a Escola Secundária de Anadia, com o conto “O ladrão do conhecimento” da autoria de Ana Rita Pereira.
Consciente de que “jamais conhecerá bem o mundo o que não conhece bem a palavra” (Almeida Garrett), o município convidou os alunos a produzirem textos pertencentes aos três grandes géneros literários contemplados nos currículos de Língua Portuguesa dos diferentes níveis de ensino. Os prémios entregues respeitam à produção de um conto (género narrativo) elaborados durante o 1.º período. O segundo trimestre, prestes a terminar, foi dedicado à poesia, tendo os alunos sido convidados a produzirem textos de acordo com as características desta tipologia textual. Para o 3.º Período está reservado o texto dramático, cujo objectivo é a concepção e dramatização de uma peça de teatro que será, no final do ano lectivo, apresentada no Cineteatro de Anadia.
No Concurso participaram mais de uma centena de alunos que produziram, individualmente ou em co-autoria, cerca de cem contos, o que traduz o sucesso da iniciativa.