Assinar
Desporto // Outras modalidades  

Armando P. da Silva homenageado no 30.º aniversário da AD Oiã

Armando Pires da Silva foi o grande homenageado pela Associação Desportiva (AD) de Oiã, na noite em que a colectividade comemorou o 30.º aniversário.
Pela voz de Francisco Alves, um dos elementos mais antigos da direcção, foram lembradas as obras emblemáticas do sócio honorário que é, actualmente, presidente da assembleia-geral da AD Oiã. Armando P. Silva “assumiu a presidência da direcção em 1984 e logo no ano seguinte surgiu a primeira obra, a bancada a sul do campo de futebol, agora substituída por uma nova”, frisou Francisco Alves. “Daí em diante, nunca mais pararam as obras nos mandatos por si presididos: instalações do polidesportivo, balneários, sede e bar, compra de terrenos para todas as instalações desportivas, construção do campo relvado natural [Estádio da Marinha] e construção de muros de vedação, campo para treinos das escolas de formação, pista para ralis e outros desportos motorizados, captação de água para rega, etc..” Uma homenagem mais do que justa, pois, “a alguém que não recua perante os obstáculos”, mesmo que isso implique sacrifícios pessoais e familiares. Por isso, também a esposa, Glória Silva, seria agraciada com um ramo de flores.
E com a família – mãe, esposa e filhos -, colegas de direcção que o acompanharam, amigos e empresas “que deram muito para as obras que estão feitas”, Armando P. Silva partilhou esta homenagem,  “que não me vai envaidecer, mas que sei que é justa”, salientou. “Dei muito a este clube, cheguei a dizer que era o meu 6.º filho, mas penso que muito há a fazer ainda”. “Gostaria que, daqui por uns anos, homenageássemos quem concretizar as obras que ainda faltam”. Neste sentido, destacaria a necessidade de um pavilhão desportivo  e ainda uma pista de desportos motorizados e a tão aguardada sede dos escuteiros.
Uma palavra também dirigida aos sócios, “que, de centenas, apenas aqui estão 10%, é pena”. “É importante que dêem alguma coisa à associação, que precisa de gente para trabalhar”.

Gratidão

A actual presidente da direcção, Laura Vela, pautaria, também ela, o seu discurso pelo valor da gratidão. Depois de agradecer a Armando P. Silva o que fez, “não só pela AD Oiã, mas também pela nossa freguesia”, outros agradecimentos apresentaria, começando pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro (CMOB), “por todo o apoio dado à associação pois, além de todas as obras já feitas, estamos finalmente colocando o tão sonhado relvado sintético de futebol 11”. Associadas a estas obras estão, contudo, algumas preocupações, “pois fica por terminar a vedação em volta do novo relvado, a passagem do campo para acesso aos balneários, um muro de protecção das águas pluviais, emanilhar toda a vala, a necessária iluminação e terminar as obras nos balneários novos”. Apesar destas necessidades, Laura Vela admitiria que muito já foi feito, uma vez que a AD Oiã tem hoje instalações “dignas de receber ou realizar eventos de gabarito internacional”, estando inclusive inscrita na UEFA como campo de treinos.
Para além de muitos outros agradecimentos, Laura Vela destacou “o imenso orgulho” que nutre pela equipa senior, liderada por Fernando Cruz: “os nossos jogadores conseguiram fazer aquilo que nenhum clube distrital conseguiu… vencer o campeonato invictos!”

Elogios e incentivos

Ao longo da noite, foram muitos os elogios à actual direcção e incentivos para o futuro. Mário Castelhano, representante da Associação de Futebol de Aveiro (AFA) demonstrou “o enorme orgulho pelo que a AD Oiã tem feito ao longo destes 30 anos”.
Já o presidente da Junta de Freguesia de Oiã valorizaria “um trabalho difícil à frente de uma colectividade, ainda mais quando se trata de uma mulher”.
Seria o presidente da CMOB a encerrar os discursos, afiançando que a AD Oiã pode continuar a contar com o apoio da Câmara, “mas não o pode fazer a 100% – não seria justo perante outras colectividades”, apelando aos sócios para que estejam mais próximos.
A noite não terminaria sem a entrega de muitas lembranças e o sorteio das rifas (1.º prémio – n.º 235; 2.º – 1136; 3.º – 23; 4.º – 2464).

OP