Assinar
Anadia // Bairrada  

Caves São João apresentam vinho comemorativo dos 90 anos

A completar 90 anos de vida, as Caves São João, localizadas em S.João de Azenha (Sangalhos), associaram-se à inauguração das exposições “Golden Ages”. No Museu do Vinho, em Anadia, lançaram, no último sábado, uma edição limitada (mil garrafas) de um vinho tinto que marca o início das comemorações no âmbito do centenário da empresa. Trata-se de um vinho tinto Regional Beiras – Colheita de 2007. A entrada no ciclo de comemorações começa com a década de 20/30 e assinala a entrada em funcionamento das caves, fundadas em 1920.
O projecto de comemorações culminará no ano de 2020, aquando do centenário da empresa. Os cem anos foram divididos em décadas – 20/30; 30/40 e por aí fora. A partir de agora e todos os anos até 2020, será lançado um vinho que cobrirá todo o portfólio da empresa, cuja imagem do rótulo reflectirá um acontecimento importante para a humanidade, ocorrido em cada uma das dez décadas, entre 1920 e 2020.
César Carvalheira, enólogo da empresa, aproveitou para referir que o vinho agora lançado “retrata, no rótulo, o 1.º filme sonoro – Jazz Singer”. O vinho agora lançado foi inspirado no primeiro vinho engarrafado pelas Caves. Feito a partir das castas baga (50%) e touriga nacional (50%) é um vinho que “homenageia os nossos antecessores”, disse César Carvalheira. Está à venda pelo preço simbólico de 10 euros/garrafa.
Para já sabe-se que estão em fase de preparação os vinhos comemorativos para 2011 e 2012, sendo que o primeiro recordará Orson Welles que, em 1938, produziu uma transmissão radiofónica intitulada “A guerra dos Mundos” e que ficou famosa por provocar pânico nos ouvintes, que imaginavam estar a Terra a sofrer uma invasão de extraterrestres.
CC