As Jornadas Europeias do Património, iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia, realizam-se anualmente no mês de Setembro, tendo como principal objectivo sensibilizar a população para a importância da protecção e da valorização do Património. Neste sentido e a exemplo de anos anteriores, o Museu do Vinho Bairrada / Câmara Municipal de Anadia apresentam um vasto conjunto de actividades culturais e lúdicas a todos quantos queiram passar por este espaço museológico, entre a próxima sexta-feira e domingo (de 24 a 26).

Actividades previstas

Dia 24
10h – 13h e 14h – 18h – Visitas guiadas às exposições permanentes e temporárias “Golden Ages – Tributo ao Vinho”, da autoria de Cruzeiro Seixas, Ana Cristina Leite, Duarte Vitória, Manuel Patinha e Sobral Centeno. No final da visita, será ofertada, a quem o pretender, uma prova de espumantes das Caves Castelar e/ou Caves São João.

Dia 25
14h – 17h30  – Workshop de Iniciação à Prova de Vinhos Bairrada. Este curso pretende sensibilizar os públicos para os Vinhos Bairrada. Esta é uma iniciativa dinamizada pelo prestigiado enólogo José Carvalheira, das Caves São João. O curso é limitado a 25 formandos e decorrerá no Museu, entre as 14h e as 17h 30 de sábado.
Curso gratuito mediante pré-inscrição, através do telefone 231 519 780 ou do email: museuvinhobairrada@mail.telepac.pt
16h30 – Lançamento nacional do livro de poesia lírica “Entre a Vinha”, da autoria do prestigiado escritor e poeta Gonçalo Salvado. O livro tem desenhos do artista plástico Rico Sequeira e tem como palestrante e autor do prefácio, Fernando Paulouro. Entrada gratuita com sessão de autógrafos de Gonçalo Salvado.
17h30 – 18h30 – Sessão de Cinema no auditório do Museu. Apresentação do  documentário feito para a RTP2 , “Cruzeiro Seixas – O Vício da Liberdade”, seguido de debate com presença do autor Alberto Serra, do realizador Ricardo Espírito Santo e do director de Arte, José Pedro Rosado . Documentário sobra a vida e obra de uma verdadeira lenda viva do Surrealismo Português – Cruzeiro Seixas. Entrada gratuita e aberta ao público em geral
18h45 – 19h30 – Espectáculo musical protagonizado por crianças e jovens portadores de deficiência mental ou incapacidade, inserido no Festival de Artes da APPACDM de Anadia. Entrada gratuita

Dia 26
15h30 – 3.º Concurso de Sobremesas de Uva Bairrada  para Amadores e Profissionais- entrega de prémios e mostra de sobremesas.
16h30 – Inauguração da exposição “90 Anos de História 90 Obras de Arte”. Entrega de prémios e diplomas do concurso integrado nas comemorações dos 90.º aniversário das Caves São João, sediada em Anadia. Neste âmbito, foi lançado um desafio a alunos do 9.º, 10.º e 11.º anos de escolaridade, para que pintassem rótulos em garrafas que serão mostrados a público neste domingo. Aberto ao público em geral; entrada gratuita.