Assinar
Aveiro // Região  

Agrovouga 2010 abre esta quarta-feira

A AGROVOUGA 2010 abre as portas ao público esta quarta-feira, dia 20 de Outubro. A Feira Nacional do Bovino Leiteiro e a Feira Nacional do Cavalo de Desporto prolongam-se até domingo, no Parque de Exposições de Aveiro.

A AGROVOUGA 2010 volta a mostrar a dinâmica dos sectores agrícola e pecuário português através da Feira Nacional do Bovino Leiteiro, da Feira Nacional do Cavalo de Desporto e da organização de uma Mostra Agrícola, Industrial e Comercial com 60 expositores.

Este ano, promove-se a 2.ª edição do evento “Tr3s Dias Com Queijo”, de 20 a 22 de Outubro, que contempla o único concurso de queijo organizado em Portugal. Cerca de uma centena de queijos, distribuídos por 11 categorias, vão estar a concurso, sendo julgados por um exigente painel de 19 provadores.

Nesta parceria de sucesso com a ANIL – Associação Nacional dos Industriais dos Lacticínios o queijo vai ser o ingrediente em destaque no show-cooking deGostar…Queijo e o único tema em análise nas Conversas com Queijo.

Em 2010, de novo, a organização junta-se à FENALC – Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite e à Escola Profissional de Agricultura e de Desenvolvimento Rural de Vagos e renova o convite a cerca de duas mil crianças das escolas do Município de Aveiro para uma visita guiada à AGROVOUGA e mostrando como é que o leite chega às nossas casas.

No âmbito da Feira Nacional do Bovino Leiteiro vai realizar-se o XXXI Concurso Nacional da Raça Holstein Frísia, o XVI Concurso Nacional da Raça Marinhoa e o LXVI Concurso de Bovinos da Raça Arouquesa. Para além de uma exposição permanente de raças autóctones, uma monumental garraiada (dia 23 de Outubro, às 22h) e um leilão de novilhos da raça Holstein Frísia (dia 24 de Outubro, às 15h) são outros destaques do certame.

Por sua vez, na Feira Nacional do Cavalo de Desporto marcam presença casas agrícolas e coudelarias, com a exposição permanente de equinos. O XXVII Concurso Nacional de Equinos, cavalhadas, vários desfiles de cavalos, cavaleiros e atrelagens e o espectáculo equestre de animação “Emoções Ibéricas” (dia 22 de Outubro, às 23h) assinalam esta vertente fundamental da AGROVOUGA 2010.

Durante todos os dias do certame, o público da AGROVOUGA 2010 vai poder degustar a qualidade da carne certificada portuguesa em quatro restaurantes criteriosamente seleccionados: ANCRA – Associação Nacional Raça Arouquesa, Tasquinha da Marinhoa DOP, Companhia do Champagne e do Leitão e Quinta da Ribeira. Também o artesanato alimentar marca presença em diversas Tasquinhas.

A par dos concursos de bovinos e equinos e da mostra agrícola e industrial, a AGROVOUGA 2010 apresenta um importante debate subordinado ao tema “Licenciamento das Explorações ao Abrigo do REAP”, da responsabilidade da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro.

Organizada pela Aveiro-Expo, E.M., pela Estação de Apoio à Bovinicultura Leiteira, pela Escola Profissional de Agricultura e de Desenvolvimento Rural de Vagos, pela Associação Portuguesa dos Criadores da Raça Holstein Frísia e pela Associação de Criadores de Cavalos de Aveiro, a AGROVOUGA 2010 conta com um vasto conjunto de apoios institucionais, a saber: o Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas; a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro; a Câmara Municipal de Aveiro; a Associação Nacional dos Criadores da Raça Arouquesa, a Associação dos Criadores da Raça Marinhoa, a FENALAC – Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite, da ANIL – Associação Nacional dos Industriais dos Lacticínios, da Proleite e da Lacticoop.

A AGROVOUGA 2010 – Feira Nacional do Bovino Leiteiro e Feira Nacional do Cavalo de Desporto vai decorrer de 20 a 24 de Outubro de 2010 no Parque de Exposições de Aveiro. O certame pode ser visitado entre as 10h e as 24h, todos os dias. Os bilhetes custam 1,50 euros.