Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Preocupação com AEC levada à Assembleia Municipal

Continua num impasse a situação das AEC no concelho de Anadia, o que está a causar grande preocupação e transtorno aos encarregados de educação. O desassossego de pais e alunos foi transmitido pelo deputado do CDS/PP, Tiago Castelo Branco, ao presidente da Câmara, na última Assembleia Municipal (AM), realizada quinta-feira. O deputado centrista quis saber “o que levou a autarquia, inusitadamente e só no início do ano lectivo, a deixar de assumir as Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC)”, situação que “está a prejudicar seriamente centenas de alunos e as suas famílias”. Tiago Castelo Branco considera que “o problema não tem de ser varrido para debaixo do tapete”, e que “os munícipes estão alarmados – deixando inclusive alguns pais de ir trabalhar porque têm de ficar com os filhos – e não têm resposta para algo que a Câmara sempre assumiu até agora”.
Litério Marques não se escusou a responder, afirmando que “a Câmara não tem o dever de fazer as AEC”. “Se o fez foi porque entendeu que tinha condições. Quando estas deixaram de existir, deixou de as fazer”, explicou o presidente, adiantando que a ministra da Educação e a directora regional “foram avisadas atempadamente de que não tínhamos condições”. “Não havendo resposta, é porque teriam alternativas. Esta questão é da responsabilidade do Ministério”, frisou ainda.
Foi então a vez do deputado social-democrata Dino Rasga afiançar que “a situação não se arrastará por muito mais tempo, por isso os encarregados de educação não devem estar preocupados”. “Há IPSS [em Anadia, Mogofores e Paredes do Bairro] que assumiram esta responsabilidade; outras entenderam não ter condições, mas estão a apoiar neste período transitório,  ficando com as crianças das 15h30 às 17h30.” Dino Rasga incitaria ainda o deputado do CDS/PP a avançar com o nome das escolas onde os pais deixam de ir trabalhar devido a esta situação, mas isso viria a ser esclarecido à margem da Assembleia Municipal.
JB apurou entretanto, junto do presidente do Agrupamento de Escolas de Anadia, Luís Santos, que o acordo com a Universidade de Aveiro estará concluído a tempo “do início das AEC no dia 11 de Outubro”. Até lá, “as situações ficam asseguradas como até aqui”.

Oriana Pataco
oriana@jb.pt