Assinar
Bairrada // Mealhada  

BE recomenda que Mata do Buçaco seja Património Mundial da UNESCO

Dez dias depois de ter visitado e “condenado o abandono e a falta de cuidado a que as diversas entidades públicas têm votado a Mata do Buçaco”, o Bloco de Esquerda recomendou, no dia 12 de Outubro, ao Governo, a sua candidatura a Património Mundial da UNESCO.
“A Mata Nacional do Buçaco é um dos ex-libris da região centro. É considerada uma das maiores colecções dendrológicas da Europa e um local de uma beleza ímpar. A sua riqueza histórica, militar e cultural, aliada ao património botânico de valor incalculável, justificam que se candidata esta maravilha a Património da Humanidade”, sustenta o BE, neste projecto de resolução apresentado na Assembleia da República.
No entanto, depois da visita à Mata, o BE admite ser necessária “uma intervenção que permitisse recuperar os seus activos históricos e religiosos, bem como para criar condições para um pleno usufruto das suas mais-valias”.
“O caminho de afirmação da Mata Nacional do Buçaco enquanto Património da Humanidade não deverá estar desligado das obras de reabilitação e manutenção que lhe são devidas”, conclui o grupo parlamentar.