Assinar
Anadia // Bairrada  

Anadia: Espectáculorecorda José Iglésias

O Cineteatro de Anadia irá receber um espectáculo evocativo do 86.º aniversário de José Iglésias, no próximo sábado, dia 27, pelas 21h30.
Este espectáculo, organizado pelo “Grupo de Amigos de José Iglésias”, será apresentado por diversas associações culturais, bem como outros artistas do município, que se juntaram a esta comemoração.
Desta forma, participam neste evento: a APPACDM de Anadia; o Grupo de Amigos de José Luís Iglésias; O Baluarte, de Amoreira da Gândara; o grupo artístico “Os Rouxinóis”; Miguel Moura e a Tuna Feminina da Escola Superior de Enfermagem do Porto, que actuará também durante a tarde nas ruas de Anadia e no Espaço Bairrada, na Curia.
De referir que José Luís Iglésias foi um elemento crucial no incentivo cultural do município, sendo o responsável pelo aparecimento de muitas das instituições culturais existentes.
Em Janeiro de 1950, o Mestre Iglésias criou o Grupo de Reis denominado “Trupe dos Rouxinóis de Anadia”, do qual era ensaiador. Daqui nasceu o Grupo Artístico e Cultural “Os Rouxinóis” de Anadia, do qual também foi encenador.
Cenógrafo, actor, dançarino, desenhador, pintor e excelente músico, José Luís Lhano Iglésias foi, sem dúvida, um grande impulsionador da cultura em Anadia.
Os bilhetes (2,5 euros) podem ser adquiridos no próprio dia de espectáculo. A bilheteira abrirá às 14h.
A receita do espectáculo reverterá para o Fundo Social da Câmara Municipal de Anadia.