Assinar
Anadia // Bairrada  

Academia do Bacalhau entrega Cabazes de Natal em Anadia

Com uma década de vida, a Academia do Bacalhau do distrito de Aveiro, presidida pelo anadiense produtor-engarrafador Gilberto Martins Costa, acaba de entregar, no distrito, 51 cabazes de Natal a famílias carenciadas. No concelho de Anadia foram entregues 21 cabazes, nomeadamente nas freguesias de Avelãs de Cima, Moita, S.Lourenço do Bairro e Paredes do Bairro.
A entrega decorreu entre os dias 21 e 23 de Dezembro, proporcionando a várias famílias mais carenciadas uma consoada mais aconchegante. A JB Carlos Martins, presidente honorário e fundador da Academia, revela que a sinalização e selecção das famílias contempladas é realizada junto das várias IPSS a funcionar no concelho, assim como junto da Rede Social. Contudo, é certo que a Academia do Bacalhau faz questão de privilegiar agregados familiares onde haja crianças.
Os 21 cabazes agora entregues, no valor aproximado de 100 euros cada, integravam produtos variados, tais como: bacalhau, azeite, bolo-rei, vinho do Porto, queijo, presunto, chocolates, arroz, frutas e chourição. “Um cabaz muito bem recheado”, adiantou Carlos Martins, sublinhando que, embora não seja uma iniciativa inédita da Academia do Bacalhau – esta é a 3.ª edição -, é o resultado de um trabalho realizado ao longo do ano pelos cerca de 90 elementos que integram a Academia.
“Não se pense que somos uma Confraria ou estamos ligados à gastronomia. Somos, acima de tudo, uma organização ligada à filantropia com o objectivo primeiro de ajudar o próximo”, adianta Carlos Martins, sublinhando ainda que “trabalhamos o fundo de maneio com realizações de vária ordem que promovemos ao longo do ano. Fazemos as compras e organizamos os cabazes”.