Assinar
Bairrada // Mealhada  

Escola Profissional da Mealhada mostra tradições portuguesas a países europeus

A Escola Profissional da Mealhada vai receber, de 3 a 9 de Abril, 60 alunos e professores, representantes de 15 países europeus, no âmbito do projecto “Tradições pela Europa Sem Fronteiras” (“Traditions around Europe without Borders”, nome original). A Escola Profissional da Mealhada será, assim, anfitriã desta acção europeia, que visa fomentar a interculturalidade, dando a conhecer aos parceiros do projecto a cultura e as tradições de cada país. A semana será, pois preenchida com uma série de iniciativas de âmbito cultural e turístico.

A Turquia e a Gran Canária foram as primeiras anfitriãs dos encontros de trabalho do projecto “Tradições pela Europa Sem Fronteiras”. Agora é a vez de Portugal e cabe precisamente à Mealhada, através da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, ser a anfitriã do terceiro encontro e dar a conhecer aos seus parceiros um pouco das tradições do povo português, do concelho da Mealhada, da região Centro e do país, estando incluídas no programa visitas ao Luso, à Mata Nacional do Bussaco, às Caves Messias, à Universidade de Coimbra, a Conímbriga, Costa Nova, Aveiro e ao Douro, às Caves do Vinho do Porto.

A acção envolve 60 alunos e professores de países europeus e procura fomentar a partilha de tradições e costumes, a troca de experiências e saberes entre os diferentes intervenientes, nomeadamente no que diz respeito ao período de férias da Páscoa. Aliás, “Usos e Costumes do Período das Férias da Páscoa” será o tema da acção e muitos aspectos, que vão da música, às histórias e lendas, passando pela gastronomia, fazem parte do programa cultural previsto para esta semana.

As representações da Alemanha, Bulgária, Eslovénia, Espanha, Estónia, França, Grécia, Hungria, Inglaterra, Itália, Lituânia, Polónia, Roménia e Turquia vão juntar-se, no próximo domingo, dia 3 de Abril, à de Portugal. O programa começa, contudo, na segunda-feira, dia 4 de Abril, com a recepção de boas-vindas, pelas 9h, na Escola Profissional da Mealhada, à qual se seguirá uma demonstração de dança dos alunos da escola profissional, o “Jogo da Cantarinha” e uma visita à vila do Luso e à Mata Nacional do Bussaco.

O programa estende-se por mais cinco dias, durante os quais, entre momentos culturais e visitas turísticas à região, se vão realizando as reuniões dos parceiros para avaliação do projecto “Tradições pela Europa Sem Fronteiras”, que procuram, sobretudo, fazer um balanço do trabalho já realizado e programar outras iniciativas de futuro. O encontro termina na sexta-feira, dia 8 de Abril, sendo que os participantes apenas deixam a Mealhada no sábado, dia 9 de Abril.