Assinar
Anadia // Bairrada  

“Câmara de Anadia não sente a crise”

“Apesar de se falar em crise, continuamos financeiramente a não sentir a crise em Anadia, cumprindo todos os compromissos que connosco são assumidos”, assegurou o presidente da Câmara Municipal de Anadia, Litério Marques, durante a inauguração da Feira da Vinha e do Vinho, realizada no último sábado.
Litério Marques está confiante de que, com a mudança de governo, “a crise na agricultura terminou – foi isso que nos prometeram e com certeza que os vossos problemas vão ser resolvidos”, diria ainda, dirigindo-se aos agricultores e produtores ligados ao sector vinícola, a quem agradeceu a participação no certame. “Reconheço que têm despesas com o stand, mas quero pedir-vos que continuem a apostar nesta Feira. Uma Feira do Vinho com vinho só em Anadia.” E, para os produtores que este ano não se negaram a marcar presença, o presidente da Câmara anunciava um presente: “No próximo ano, vão ter o stand à borla. É o bónus por continuarem ao nosso lado nesta Feira.”
Sensível às dificuldades actualmente sentidas pela população, a Câmara optou por entradas gratuitas na Feira, por isso Litério Marques deixava ainda o apelo para uma visita à mesma, já que esta “é uma festa na cidade de Anadia”.
Neste sentido, frisaria ainda a importância de outras “obras-primas do concelho, como o Museu do Vinho ou o Velódromo, que merecem ser visitadas” pelos munícipes de Anadia.
Parceria com Turismo Centro de Portugal. A edição de 2011 destaca-se das anteriores pela inédita parceria com o Turismo Centro Portugal (TCP), uma parceria “muito importante para nos ajudar a vencer a parte financeira com mais facilidade”, diria Litério Marques, acrescentando que “não se trata de muito dinheiro, mas a Câmara de Anadia também não precisa de muito dinheiro, apenas precisa de ser lembrada”. O orçamento deste ano é de 150 mil euros, menos 60 mil do que em 2010.
“Em honra desta edição da Feira, a Turismo Centro de Portugal lançou o Guia dos Eventos Gastronómicos 2011/2012”, frisaria por seu lado o presidente da TCP, Pedro Machado, mostrando a sua satisfação por se associar ao certame.
O responsável da TCP acredita que “a fileira da vinha e do vinho não só enaltece as características turísticas da região, como tem subjacente uma actividade económica muito importante”. Pedro Machado adiantaria ainda o desejo de que “o vinho e a vinha e a produção da região nos ajudem a posicionar nos mercados interno e externo” e que, associando ao vinho/espumante, “o ex-líbris da região – o Leitão da Bairrada -, o termalismo, saúde e bem-estar e património, “catapultemos e aumentemos a competitividade da região Centro”.
No final, a comitiva de convidados assistiu à actuação do Rancho Folclórico Olhitos da Bairrada, de Óis do Bairro, e efectuou, como habitualmente, uma visita aos stands.

OP